A cidade de Frutal, no interior de Minas Gerais, foi surpreendida na manhã desta terça-feira (18) por um tremor de terra de magnitude 4.1 mR. O evento sísmico ocorreu às 10h08 (horário de Brasília) e foi claramente sentido pela população local. Pouco depois, às 10h19, outro tremor, de magnitude 3.2 mR, foi registrado na mesma região.
Os abalos foram detectados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o sismólogo da RSBR e do Centro de Sismologia da USP, desde 2015, Frutal já registrou 22 pequenos tremores, sendo o de 4.1 mR o mais forte até o momento. Desde abril de 2023, a região vem apresentando uma sequência de tremores, todos com magnitude inferior a 3 mR.
Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil e, em geral, são causados por pressões geológicas que movimentam pequenas fraturas na crosta terrestre. Apesar do susto para os moradores, esses sismos raramente causam danos significativos.
Após os tremores, a cidade de Frutal não registrou danos ou impactos graves. As autoridades locais informaram que todos os serviços essenciais estão operando normalmente:
- Energia elétrica: Normal
- Abastecimento de água: Normal
- Internet e telefonia: Normal
- Comunidades ilhadas: Não houve
- Rodovias de acesso obstruídas: Não houve
- Unidades de Saúde: Nenhum impacto
- Unidades Militares: Nenhum impacto
- Desabrigados: 0
- Desalojados: 0
- Óbitos: 0
- Feridos: 0
- Afetados: 0
Onservações:
Equipes da Defesa Civil Municipal e da PMMG, encontram-se em campo no momento fazendo o levantamento para maiores informações, mas a princípio não houve danos humanos e nem materiais. O 5° REDEC está acompanhando a situação e repassando as informações ao plantão da CEDEC.