Na sessão ordinária desta terça-feira (25/07), às promotoras Maria da Conceição Leite, Eva e Camila subiu à Tribuna Livre a convite do vereador Júlio César de Araújo (PTB), para falar sobre o dia da mulher negra Latino-Americana e Caribenha e o dia de Tereza de Benguela.
Essa data relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.
No Brasil, a data também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi um líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.
‘’Pedimos que esta casa seja parceira na luta contra o racismo e na valorização da mulher negra itabirana. Estimamos como população escutar de nossos representantes propostas onde nós sejamos protagonistas e tenhamos nosso espaço que de fato nos pertence’’, discursou a promotora Maria da Conceição Leite.