A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia Regional de Itabira, efetuou a prisão, nesta data (27/06/22), de um foragido da Justiça (54 anos), autor de um feminicídio tentado ocorrido no Bairro Eldorado, em Itabira, no dia 06/08/2012.
Na ocasião, o autor efetuou diversos disparos no veículo ocupado pela vítima, sua ex-companheira, por não aceitar o término do relacionamento.
Após julgamento ocorrido na Comarca de Itabira e o trânsito em julgado dos recursos cabíveis, o réu foi condenado a uma pena de 11 anos de reclusão em regime fechado.
Serão adotados na Delegacia de Plantão de Itabira os procedimentos necessários para o cumprimento do Mandado de Prisão do autor, o qual será remetido ao Sistema Prisional para o início do cumprimento da pena.
O que é o feminicídio?
“O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher (misoginia e menosprezo pela condição feminina ou discriminação de gênero, fatores que também podem envolver violência sexual) ou em decorrência de violência doméstica. A lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio o feminicídio.”