Reprodução/Twitter

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Santa Bárbara, em parceria com o Instituto Arbo, realizou, na última quarta-feira, um encontro com representantes das prefeituras de Santa Bárbara, Catas Altas e São Gonçalo do Rio Abaixo. O objetivo foi apresentar o projeto Chamada dos Bichos, que será desenvolvido na região.

O projeto tem como foco a capacitação e o compartilhamento de experiências entre protetores independentes e organizações da sociedade civil. Além disso, ele visa facilitar a aquisição de produtos e insumos para o trabalho de cuidado animal. Um dos principais benefícios será a esterilização de até 340 cães e gatos, com a realização de castrações e microchipagem, incluindo animais de rua cujos responsáveis acompanhem o pré e pós-operatório.

Publicidade

De acordo com a promotora de Justiça, Marina Vivas Costa Cardoso, o projeto está alinhado aos princípios da Lei Municipal nº 2009/2021, que estabelece a Política Municipal de Proteção à Fauna. A legislação prioriza a esterilização de animais em situação de rua e de munícipes vulneráveis, com cadastro no Cadastro Único – Programa Social do Governo Federal.

Marina destaca a importância das Organizações de Proteção Animal e Protetores Independentes no cuidado e abrigo dos animais, elogiando o projeto como um exemplo de impacto positivo. “O Chamada dos Bichos, em parceria com o MPMG e o Instituto Arbo, é uma iniciativa fundamental para o bem-estar dos animais”, afirmou.

Durante a reunião, os municípios envolvidos se comprometeram a apoiar a logística e divulgação das ações do projeto, uma colaboração vital para seu sucesso.

Chamada para inscrição

As inscrições para protetores independentes e organizações da causa animal em Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo e Catas Altas estão abertas até 2 de maio para o edital do Chamada dos Bichos. O projeto visa apoiar iniciativas voltadas ao cuidado e alimentação de animais, incluindo cães, gatos, equídeos e galos.

Acesse o edital e participe!