A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente de João Monlevade deu início, nesta quinta-feira (6), à operação “Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade”, com o objetivo de assegurar a segurança da população e combater a criminalidade durante o período carnavalesco. A ação abrange as dez cidades do Médio Piracicaba e tem como prioridade o enfrentamento de delitos típicos dessa época, como o tráfico de drogas, furtos, roubos e crimes relacionados ao trânsito.
A operação contará com um esquema reforçado de policiamento preventivo e repressivo. Uma das principais ferramentas utilizadas será a tecnologia a serviço da segurança, incluindo as câmeras do Projeto Vigilância Colaborativa, que permitem a identificação rápida de situações suspeitas, facilitando a pronta resposta das forças de segurança.
Ações estratégicas:
- Bloqueios e abordagens nas entradas das cidades para combater o tráfico de drogas, o porte ilegal de armas e furtos/roubos.
- Patrulhamento ostensivo em locais de grande circulação de pessoas, garantindo a segurança durante as festividades.
- Trabalho integrado com outras forças de segurança, como a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária e órgãos municipais, para garantir um carnaval tranquilo para todos.
A Polícia Militar também faz um alerta à população com orientações de segurança, como evitar portar grandes quantias de dinheiro e objetos de valor visíveis, ter atenção redobrada em locais de aglomeração e não consumir bebidas alcoólicas caso vá dirigir. Para emergências, os números 190 (ocorrências em andamento) e 181 (denúncias anônimas) devem ser acionados.
O objetivo maior da operação é proporcionar uma festa segura, permitindo que todos aproveitem o carnaval com mais tranquilidade e liberdade.
Polícia Militar de Minas Gerais – Rumo aos 250 anos