Fotos: Secretaria de Comunicação UNIFEI
Fotos: Secretaria de Comunicação UNIFEI

O programa Futuras Cientistas, idealizado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), concluiu com sucesso sua primeira imersão científica na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), campus Itabira. A iniciativa tem como objetivo promover a equidade de gênero nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), incentivando a participação de jovens mulheres de escolas públicas estaduais que estão ingressando no 3° ano do ensino médio.

Durante todo o mês de janeiro, as participantes Isabella Karine, Isadora Roberta, Gabriela Fernandes, Karla Lavínya, Thalita Katlyn e Verônica Thaís experimentaram um aprendizado prático e enriquecedor em atividades estrategicamente desenhadas para integrar ciência, tecnologia e compromisso social, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre os destaques do programa estão práticas avançadas no laboratório de química, análise ambiental de água, workshops de saúde e segurança, e experiências inovadoras como impressão 3D e ensaios mecânicos de materiais. As participantes também tiveram a oportunidade de visitar laboratórios da UNIFEI e as equipes de competição tecnológica, enriquecendo ainda mais seu aprendizado.

Publicidade

As atividades foram coordenadas pelo professor Gustavo Henrique de Magalhães Gomes, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA), com o apoio dos(das) professores(as) da UNIFEI Lucas Antonio, Bianca Cabral, Marcos Mota, Gisele Maia, Gláucio Marques e Anderson Morais. Além disso, os(as) estudantes Lethicia Carneiro, Beatriz Silveira, Ana Paula Maia, Guilherme Monteiro e Mariana Rodrigues desempenharam um papel essencial na monitoria das atividades, contribuindo para o sucesso do programa.

Para encerrar esta edição, as futuras cientistas apresentaram os resultados de seus trabalhos em uma transmissão ao vivo no dia 30 de janeiro, pelo canal do Futuras Cientistas no YouTube (https://www.youtube.com/c/futurascientistas). O evento foi aberto ao público e objetivou inspirar outras jovens a ingressarem no mundo da ciência e da tecnologia.

O professor Gustavo Henrique agradeceu a todos(as) os(as) envolvidos(as) na realização do programa, destacando o impacto transformador da experiência. Ele também reforçou o convite à comunidade para acompanhar as próximas edições do Futuras Cientistas, que continuará promovendo e capacitando as líderes do futuro nas áreas STEM.

  • Fotos: Secretaria de Comunicação UNIFEI
  • Fotos: Secretaria de Comunicação UNIFEI
  • Fotos: Secretaria de Comunicação UNIFEI
  • Fotos: Secretaria de Comunicação UNIFEI
  • Fotos: Secretaria de Comunicação UNIFEI