Foto: Reprodução

Nesta terça-feira 13 de dezembro, às 10h, a Defesa Civil Municipal realizará, com apoio da Vale, o simulado de emergência das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Cambucal I, Cambucal II e Sistema Pontal, em Itabira (MG). Conforme definido com a Defesa Civil Municipal, não haverá acionamento de sirenes e a população não precisará se deslocar para os pontos de encontro. No horário do simulado, os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), cadastrados no banco de dados do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) dessas estruturas, receberão uma mensagem da Defesa Civil pelo celular, via SMS. Após a atividade, será avaliada essa nova forma de comunicação com a população.

Os locais que estão na ZAS das barragens Itabiruçu são: Conceição, Rio de Peixe, Cambucal I, Cambucal II e Sistema Pontal são: Santa Ruth, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Campestre, Hamilton, Machado, João XXIII, Fênix, Bálsamos, Belverede, Ribeira de Cima, Conceição, Abóboras, Rio do Peixe, Barro Branco, Morro dos Tocos, Madre Maria de Jesus, Condomínio Vila Técnica Conceição, Ribeira de Baixo, Gabiroba de Baixo, Gabiroba de Cima, Jardim dos Ipês, Água Fresca, Vila Bethania, Engenho, Juca Rosa, Praia, Vale do Sol, Palmeiras, Laboreaux, Bela Vista, Palmital, Flamboyant e Zona Rural.

Publicidade

A Zona de Autossalvamento (ZAS) é a região em que não há tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentes em uma possível emergência envolvendo barragens de mineração. A área é definida legalmente, pela maior das seguintes distâncias: 10 km ou a extensão que corresponda ao tempo de chegada da onda de inundação – ou seja, caminho pelo qual o material da barragem seguiria em caso de rompimento – igual a 30 minutos.

Não houve alteração dos níveis de emergência e segurança dessas estruturas. A atividade é preventiva e tem o objetivo de reforçar a cultura de prevenção.

Prevenção e monitoramento

Com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua, a Vale tem equipes dedicadas a fazer a gestão de emergências junto às pessoas e em apoio à Defesa Civil e órgãos competentes. Para isso são realizados, periodicamente, treinamentos e exercícios simulados para treinar e orientar a população em caso de eventuais emergências com barragens, além de testes rotineiros dos equipamentos de alerta. O foco prioritário é a segurança das pessoas, o cuidado com o meio ambiente e a redução de riscos.

As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 7 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa. As estruturas são devidamente fiscalizadas pelos órgãos competentes e inspecionadas regularmente por equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas.