Revisitar o passado é sempre importante para reconhecer o quanto já se avançou. Rever cada etapa conquistada serve como inspiração e traz mais energia para o presente e para o futuro. No dia 04 de novembro, o Fundo Vale reuniu colaboradores e parceiros de jornada para comemorar seus 15 anos de atuação junto ao ecossistema de impacto socioambiental positivo. O propósito foi homenagear todas e todos que fazem parte dessa história.
O evento foi marcado pela retrospectiva dos principais marcos, pela celebração dos números alcançados e por muitos momentos de confraternização entre as pessoas da equipe e das organizações presentes. Veja aqui a linha do tempo do Fundo Vale.
Publicidade
O evento aconteceu no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, que recebeu instalações de vídeos animados e projeções com imagens e palavras que expressam os valores e pilares de atuação do Fundo Vale.
A ocasião também foi uma oportunidade para refletir sobre o futuro. Divididos em quatro grupos, os convidados participaram de mesas de diálogo para discutir o papel do Fundo Vale no ecossistema de impacto e as prioridades para o futuro desse ecossistema de organizações parceiras que estão na vanguarda da construção de uma economia mais sustentável, justa e inclusiva.
Celebração dos resultados
Em 15 anos, o Fundo Vale alcançou resultados expressivos. Foram destinados R$ 391,3 milhões em recursos financeiros e R$ 37,4 milhões em suporte não financeiro para diversas iniciativas. Em média, 28.500 pessoas foram beneficiadas por ano, a partir de 2020. Até setembro de 2024, o apoio do Fundo Vale foi responsável pela recuperação de 15.159 hectares de áreas por meio de sistemas sustentáveis. As ações se estendem por 16 estados e abrangem 5 biomas brasileiros. Ao todo, soma-se 43 cadeias produtivas e segmentos fortalecidos pelas iniciativas apoiadas.
Todos esses resultados só foram possíveis graças à colaboração de 89 parceiros do ecossistema de impacto, além das parcerias importantes que o Fundo Vale mantém com o Instituto Tecnológico Vale (ITV) e a Reserva Natural Vale (RNV). Nesses 15 anos, foi possível apoiar 340 empreendimentos de impacto, 143 iniciativas e 35 organizações dinamizadoras. Além disso, o Fundo Vale somou participação em 9 redes e alianças voltadas para o impacto socioambiental positivo.
“Vocês são fundamentais. Poderíamos ter tido inúmeras ideias, mas sem vocês ao nosso lado, nada teria dado certo. Parabéns por acreditar e por fazer acontecer. Vocês são a prova de que o mundo é capaz de se transformar”, disse Malu Paiva em agradecimento aos parceiros e colaboradores presentes.
Veja depoimentos que marcaram a celebração.
“Trabalhamos com vários setores da economia, então a gente tem produtores rurais, empreendedores, gente do mercado financeiro, grandes corporações e muitos parceiros ao longo da trajetória do Fundo Vale. Este é um momento muito especial para nós — um dia emocionante para relembrar tudo o que foi feito nesses 15 anos e ter a certeza de que acumulamos muitos aprendizados. Com esses aprendizados, a gente tem a segurança de ter pelo menos mais 15 anos de muito impacto positivo pela frente.”
Gustavo Luz, diretor executivo do Fundo Vale
“Hoje foi um dia de reconhecimento a toda a entrega de valor, a toda a integração, a toda a construção de vínculos, de confiança que se estabeleceu entre esses mais diversos atores da sociedade civil, da agenda ligada à socioeconomia, à proteção florestal e à restauração florestal no Brasil.”
Hugo Barreto, presidente do Fundo Vale
“Quando entrei, em 2018, fiquei encantada com o modo como o Fundo realizava seu trabalho. Era muito diferente do que eu estava acostumada. O Fundo Vale já trabalha de forma altamente colaborativa, em verdadeira parceria, construindo pontes. Aprendi muito com a equipe na época, sobre a importância do diálogo, da colaboração e da construção conjunta.”
Juliana Vilhena, gerente de Estratégia, Gestão e Impacto do Fundo Vale
“O Fundo Vale passou por altos, baixos, por acreditar, por desacreditar, mas chegar aos 15 anos e comemorar como a gente comemorou hoje aqui no Museu da Língua Portuguesa, com toda a equipe, com todos os parceiros, com representantes da nossa mantenedora foi muito importante pra gente.” (Patrícia Daros, diretora executiva do Fundo Vale)
“Essa história não é marcada por algo tão perfeito e cadenciado como pode parecer. Mas o que se percebeu ao longo dos anos é que a cada momento foi uma oportunidade de aprendizado para todos nós – mesmo aqueles em que tudo parecia incerto ou menos óbvio. Tudo isso nos ensina e nos fortalece.”
Márcia Soares, gerente de Parcerias e Amazônia do Fundo Vale
“Essa festa de hoje representa muito a essência do Fundo Vale. É um espaço de colaboração, um espaço de troca de conexões. Eu espero que essa parceria siga frutífera, com muita inovação, com muito dinamismo e com muita vontade de fazer coisas novas e com impacto para todo o Brasil.”
Janice Maciel, gerente de Economias Verdes da Fundação CERTI
“Festejar hoje 15 anos do Fundo Vale é, sem dúvida nenhuma, uma ocasião super especial. Não só porque o Fundo Vale é um grande parceiro da nossa Jornada Amazônia, do Amazônia ao Cubo e de todos os projetos que a gente vem desenvolvendo relacionados ao empreendedorismo local. Mas porque é um parceiro que, assim como nós, acredita que a inovação tecnológica deve ser pensada a partir de um contexto cultural que leva em conta todas as características do nosso país, da nossa diversidade.”
Jana Silva, head de ESG do Cubo Itaú
“Vocês são fundamentais. Poderíamos ter tido inúmeras ideias, mas sem vocês ao nosso lado, nada teria dado certo. Parabéns por acreditar e por fazer acontecer. Vocês são a prova de que o mundo é capaz de se transformar”, disse Malu Paiva em agradecimento aos parceiros e colaboradores presentes. Veja depoimentos que marcaram a celebração.
“É importante valorizar esse papel do Fundo Vale, que é o papel de promover inovação, promover aliança, promover parcerias, fortalecer redes. E o que nós tivemos hoje aqui foi um exemplo disso, um exemplo de encontro, de diálogo, de parceria e de muita aproximação.” (Valmir Ortega, diretor executivo da Belterra)
“Estou muito feliz de estar aqui para celebrar esse momento tão especial, em que seguimos firmes e atuantes no compromisso com a sustentabilidade, mesmo diante dos movimentos anti- ESG e anti-woke que temos observado no mercado. A gente tem um propósito, que é fazer com que a sustentabilidade seja um stakeholder dentro da estratégia das empresas.”
Rachel Maia, Conselheira de Sustentabilidade da Vale e presidente do Conselho do Pacto Global da ONU no Brasil).