Após o primeiro simpósio bem-sucedido, a Women’s Research Engineers Network (WREN) realizou nos dias 20 e 21 de março, no Brasil, às 19 horas, e nos dias 21 e 22 de março, na Indonésia, Austrália e Malásia, a segunda edição do Simpósio “WREN 2024 – Collaborating towards the Sustainable Development Goals”, evento acadêmico gratuito e on-line, realizado com o objetivo de conectar pesquisadores de todo o mundo, conhecer seus trabalhos e discutir a contribuição de suas pesquisas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A WREN foi criada para apoiar mulheres na Engenharia, com uma visão de equidade na comunidade de pesquisa nessa área, desde os níveis acadêmicos iniciais até os médios e superiores. Nesta iniciativa estão envolvidas pesquisadoras dos países citados, contando com a participação de pesquisadoras das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF) e de Itajubá (UNIFEI).
Pela UNIFEI, estiveram envolvidas na organização desta iniciativa a professora Jeniffer de Nadae e a doutoranda Flávia Tuane Ferreira Moraes, ambas do grupo grupo de pesquisa em Logística, Transportes e Sustentabilidade (LogTranS), do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), além da ex-aluna e professora Marcella Bernardo, que leciona na Universidade de Newcastle.
O evento contou com a apresentação de trabalhos acadêmicos e palestras de pesquisadoras da Cornell University e da University Newcastle e de profissionais da área de Engenharia da Nestlé, tendo os interessados se inscrito por meio de um link específico, com envio de resumos expandidos de trabalhos até 29 de fevereiro.
No Brasil, foram apresentados estudos sobre o protagonismo feminino na agricultura e em comunidades indígenas, o papel do desenvolvimento sustentável nos ODS e o tema economia circular, destacando-se as oportunidades, ameaças, desafios e incentivos no ambiente urbano.
Flávia Tuane Ferreira Moraes, doutoranda em Engenharia de Produção pela UNIFEI, apresentou o trabalho Development of Circular Cities: a Swot Analysis, votado como a melhor pesquisa apresentada na sessão.
O trabalho premiado avalia o desenvolvimento das Cidades Circulares através da realização de uma revisão da literatura e de uma análise SWOT, com o objetivo de ajudar os gestores urbanos a implementar estratégias de Economia Circular e a atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11.
A aluna Jaqueline Paiva, mestranda em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (DTecS), também participou do evento, apresentando o trabalho intitulado Can Women Organic Food Producers Impact Sustainability: a Case Study in Brazil.