A Prefeitura de João Monlevade dá mais um importante passo na melhoria da mobilidade urbana do município. Começou na última terça-feira (6) a pintura das tão esperadas ciclofaixas. Uma demanda antiga da população e que atende aos anseios do Conselho Municipal de Esportes e da Associação Bike é Vida de Ciclismo (Abivic). Com cerca de 3,5 km de extensão, as novas vias para bicicletas vão conectar importantes pontos da cidade, promovendo a segurança e o incentivo ao uso desse meio de transporte.
O projeto das ciclofaixas contempla duas rotas principais e vai beneficiar cerca de dois mil ciclistas. A primeira delas tem início na Secretaria de Obras, seguindo até a Associação dos Aposentados. A segunda vai da entrada do Forninho até a sede da Polícia Militar. O chefe do Setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura, José Jayme de Figueiredo Franco, explicou que toda a demarcação da avenida está em andamento, além disso, em alguns pontos serão feitos recuos na calçada para a devida implantação da faixa exclusiva dos ciclistas. O chefe do Settran também recomendou que os motoristas se atentem à sinalização do local.
“Estamos realizando a pintura em conformidade com as diretrizes de sinalização viária, garantindo a segurança tanto para os ciclistas quanto para os motoristas. As faixas são pintadas em cores vivas e de fácil identificação, com símbolos indicativos e setas direcionais, contribuindo para a orientação adequada dos usuários. Além disso, a implementação das ciclofaixas em João Monlevade está alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável e da promoção de uma cidade mais inclusiva”, pontuou José Jayme.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Maciel (Podemos), celebrou o início da pintura das ciclofaixas. “Como incentivador e defensor da iniciativa, acredito que essa ação trará benefícios significativos para a nossa comunidade. As ciclofaixas não apenas proporcionam um meio de transporte mais sustentável, mas também contribuem para a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos”, frisou o parlamentar. Ele também enfatizou o papel da Câmara de Vereadores em incentivar e apoiar iniciativas que melhorem a infraestrutura urbana e promovam a mobilidade inclusiva e segura para todos. Em agosto do ano passado, Maciel intermediou uma audiência pública compreendendo a mobilidade por bicicleta, que contou com a presença de várias autoridades, Polícia Militar e esportistas. Além disso, ele também é o autor de um requerimento que reforça projetos de implantação de novas áreas destinadas aos ciclistas.
Avanço significativo
Para o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), essa iniciativa marca um avanço significativo no compromisso da administração municipal em proporcionar uma cidade mais sustentável e inclusiva. “A pintura das ciclofaixas é uma conquista importante para João Monlevade e reflete nosso comprometimento em promover uma mobilidade urbana mais segura e saudável. Estamos sempre em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios urbanos, e as novas demarcações são uma peça fundamental nesse processo”, destacou.
Já o vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), destaca a relevância das ciclofaixas como uma forma de promover a qualidade de vida da população. “Elas representam uma conquista para João Monlevade, pois beneficiam diretamente os ciclistas e contribuem para a melhoria da mobilidade urbana em nosso município. Com a implementação dessas vias exclusivas, incentivamos um estilo de vida mais ativo, que promove a saúde da população”, reforçou.
Ciclistas aprovam
A criação de ciclofaixas tem recebido uma ampla aprovação por parte dos ciclistas, e o presidente da Abivic e do Conselho Municipal de Esportes, Jayson Santos, expressou seu apoio a essa iniciativa aguardada pela categoria. “A ciclofaixa deixa a cidade mais bonita, desenvolvida, saudável e feliz. Ela educa ciclistas e motoristas, promovendo uma cultura de uso da bicicleta como meio de transporte, estimula crianças, novos adeptos e alivia o trânsito da cidade. Além disso, a ciclofaixa torna a cidade mais atlética e esportiva, reduzindo os gastos com saúde, já que temos uma população mais feliz e saudável”, apontou.
Outros benefícios significativos apontados por Jason é o alívio no trânsito da cidade. “Ao proporcionar uma alternativa viável e segura para os ciclistas, as ciclofaixas reduzem a quantidade de veículos nas ruas, resultando em um tráfego mais fluido para todos os modos de transporte. A expansão da malha cicloviária é o caminho a ser seguido para o desenvolvimento do município”, concluiu.