A Samarco implantou o Sistema de Bloqueio Lógico (SBL) nos Transportadores de Correia de Longa Distância (TCLD) para conferir mais segurança ao processo de bloqueio de energia nas atividades de manutenção. O SBL, que já está instalado no Concentrador 3 e na Filtragem de rejeitos do Complexo de Germano, em Mariana (MG), recentemente foi ampliado para o TCLD, que possui a função de transportar o minério de ferro, extraído da mina, até as plantas de concentração. O sistema funciona como uma barreira a mais para resguardar os empregados (as) que atuam nas atividades de manutenção e para os eletricistas que executam o bloqueio. A tecnologia foi desenvolvida pela Samarco em parceria com a empresa IHM Stefanini.
O engenheiro de automação Alexandre Martins ressaltou que o Sistema de Bloqueio Lógico opera como uma camada adicional de proteção. Os transportadores de correia também contam com o bloqueio elétrico que atua diretamente na fonte de energia.
“O bloqueio lógico é uma barreira inserida na programação de acionamento de um equipamento elétrico automatizado. Com essa barreira, o equipamento assume o estado bloqueado no sistema de supervisão e operação da planta, tornando impossível ligá-lo via comando da sala de controle ou por comando local. A barreira é inserida quando, por meio de um computador instalado na sala elétrica, o eletricista associa a matrícula do responsável pela atividade ao equipamento bloqueado”, explicou Alexandre.
“A expectativa é que o sistema seja instalado também na área da Mina, no Complexo de Germano (MG), até o final deste ano. O objetivo é implantar esse sistema de bloqueio em todas as áreas de operação da empresa, que vem desenvolvendo projetos inovadores em prol de uma mineração diferente, mais segura e sustentável”, complementa o engenheiro especialista Vinícius Wiermann.