Cinco pessoas que voltavam de um passeio na zona rural da cidade de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, morreram após o veículo em que estavam cair de uma ponte e ficar submerso em um córrego. O acidente aconteceu no domingo (2), por volta de 19h, e os corpos das vítimas só foram localizados nesta segunda-feira (03/10), após uma operação de resgate realizada pelo Corpo de Bombeiros.
As vítimas são: Edirene de Fátima Soares, a prima dela Thaniele Soares da Cruz e filha dela, Lorena Soares da Cruz, de apenas nove anos. Walid Sena e Jefferson Macedo Nunes, que estavam nos bancos da frente do veículo, também morreram.
A ocorrência foi atendida pelos militares do Corpo de Bombeiros do município de Capelinha, cidade vizinha à Turmalina. Segundo o tenente Hugo Taveira Pataca, que atuou na operação de resgate, uma testemunha relatou que o veículo passava pela estrada de terra durante uma forte tempestade que atingia a região. Ao tentar desviar de um galho que havia caído sobre a pista, o veículo – um Ford Ecosport – derrapou sobre o piso lameado e caiu da ponte em direção ao córrego Santo Antônio, que estava cheio devido à chuva.
Equipes de resgate conseguiram acessar o local onde o veículo estava na manhã desta segunda-feira
Quando chegaram ao local, por volta de 19h40, os bombeiros se depararam com cerca de, aproximadamente, 50 pessoas que souberam do acidente e tentavam ajudar nas buscas. Por conta disso, a prefeitura precisou interditar a estrada e solicitar formalmente que as pessoas não fossem até a Ponte da Pedra, onde ocorreu o acidente.
Segundo o tenente Pataca, foi realizada uma varredura pelas margens do córrego, mas sem sucesso devido a dificuldade de visibilidade e a profundidade de quase 7 metros do leito. Só no dia seguinte, o veículo foi localizado.
“A guarnição encontrou os indícios do acidente mas não conseguiu localizar o veículo dentro do rio devido às fortes chuvas e a baixa visibilidade do local. Hoje, por volta de 7h, outra guarnição voltou ao local para dar prosseguimento nas buscas. Nós constatamos que o nível da água já havia abaixado e foi possível ver parte do veículo no leito do rio”, descreve.
Com apoio da Defesa Civil de Turmalina, os militares conseguiram remover o veículo da água. Dentro dele estavam as cinco vítimas, já mortos. As mulheres e a criança serão velados na terça-feira (4) no distrito de Caçaratiba, enquanto os homens serão sepultados em Turmalina.
Nas redes sociais, a prefeitura de Turmalina se solidarizou com os familiares das vítimas. Uma das pessoas que morreram, Edirene de Fátima Soares, era servidora da Rede Municipal de Educação. A filha de Thaniele, Lorena Soares da Cruz, era estudante da Escola Municipal Tia Dade.
“Registramos aqui nossos sentimentos e solidariedade a todos neste momento de intensa dor e rogamos a Deus para que possa lhes dar conforto nesta hora em que as palavras se apequenam e se faz necessário buscar conforto na fé e na esperança”, registrou a prefeitura.