Conversamos com vocês várias vezes ao longo desses meses sobre a missão DART (Double Asteroid Reduction Test) da NASA , que tinha o objetivo de colidir com um asteroide para desviar sua trajetória , um método que foi testado pela primeira vez e que pode ser útil em caso de perigo.

Na parte inferior da notícia você pode ver um vídeo duplo do evento. Há dois pontos de vista que você pode consultar: o vídeo acelerado da colisão, capturado por um telescópio na África do Sul, que mostrou o momento exato em que a aeronave colidiu com o asteroide e a visão em primeira pessoa da espaçonave quando ela foi contra a pedra cósmica.

Dimorphos, este é o nome do asteróide atingido, tem um companheiro ainda maior chamado Didymos. Ambos não representam ameaça para a Terra , mas o teste realizado foi a prova das capacidades do DART como um meio “anti-asteróide” nas mãos da humanidade. A meta parece ter sido atingida, embora ainda estejamos buscando dados que demonstrem como o impacto afetou a trajetória do casal.

” Humanidade um, asteróide zero “, começou um apresentador da NASA durante a transmissão. Aliás, você sabe que o satélite que filmou a batalha no espaço foi inteiramente desenvolvido na Itália? Estamos obviamente falando do minissatélite LiciaCube da Agência Espacial Italiana.