Crianças de Brumadinho participaram do espetáculo que uniu literatura, música e dança (Crédito: Íris Zanetti)

Trinta crianças de Brumadinho, entre oito e 11 anos, se apresentaram com a Orquestra Ouro Preto, outros alunos do Programa Vale Música de outros estados e a Cia. de Dança do Pantanal em Belo Horizonte e 20 delas também no Rio de Janeiro, nos dias 14 e 19 de julho, respectivamente. Elas formaram o coro infantil do espetáculo “Fernão Capelo Gaivota”, uma adaptação do best-seller escrito por Richard Bach, que narra a história de uma gaivota para a qual voar não seria simplesmente um ato para se locomover.

As apresentações marcam a estreia dos alunos do polo de Brumadinho do Vale Música nos palcos, para um público de cerca de mil pessoas em cada cidade. Desde 2019, o programa oferece iniciação musical de canto coral e instrumentos de sopro e percussão a crianças e adolescentes do município, sob a coordenação da Orquestra Ouro Preto.

O Programa Vale Música, projeto autoral do Instituto Cultural Vale, é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Minas Gerais, Pará, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas.