Os buracos negros são objetos cósmicos realmente assustadores, mas não como este recentemente descoberto. De fato, os astrônomos detectaram o buraco negro mais brilhante e de crescimento mais rápido nos últimos 9 bilhões de anos . Um monstro cósmico 3 bilhões de vezes mais massivo que o Sol que se alimenta do equivalente da Terra a cada segundo.
Chama-se J1144 e é cerca de 500 vezes mais massivo que Sagitário A*, o buraco negro supermassivo no coração da Via Láctea . Ao redor da “besta cósmica”, existe até um anel de plasma super quente que emite cerca de 7.000 vezes mais luz do que toda a nossa galáxia . ” Os astrônomos procuram objetos como este há mais de 50 anos “, disse o pesquisador Christopher Onken, astrônomo da Universidade Nacional Australiana (ANU) em Canberra. ” Encontraram milhares de outros mais fracos, mas este surpreendentemente brilhante passou despercebido. “
Normalmente, quanto maiores os buracos negros, mais sua taxa de crescimento diminui. No entanto, o recentemente encontrado é tão voraz que seu horizonte de eventos – o limite além do qual nada pode voltar – é extraordinariamente amplo. “ As órbitas dos planetas em nosso sistema solar caberiam dentro de seu horizonte de eventos”, diz o coautor do estudo Samuel Lai, astrônomo da ANU.
O disco de acreção (Acreção: Processo pelo qual uma estrela ou outro corpo celeste atrai para si moléculas de gases ou de qualquer outro elemento interestelar.)do gigante recém-descoberto é o mais brilhante que os astrônomos já detectaram , um recorde que nunca será quebrado, de acordo com o comunicado. ” Este buraco negro é tão ‘anômalo’ que nunca encontraremos outro como este “, disse o coautor Christian Wolf, astrônomo da ANU e líder da equipe SkyMapper, no comunicado. ” Basicamente, saímos do céu onde objetos como este podem estar escondidos. “