Foto: Governo de Minas

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou nesta terça-feira (9/9) a lista dos países que irão receber os mais de 90 estudantes selecionados pelo Passaporte Mineiro do Conhecimento, programa que garante intercâmbio gratuito e integralmente custeado pelo Estado.

Entre os contemplados está Marina Salles e Nascimento, estudante da Escola Estadual Desembargador Moreira Santos, em São Gonçalo do Rio Abaixo, que se prepara para viver a experiência acadêmica e cultural de estudar na Argentina a partir de 2026.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

Intercâmbio gratuito e transformador

O projeto levará jovens mineiros para sete países distribuídos em três continentes: Argentina, Austrália, Chile, França, Itália, Suíça e Uruguai. Os alunos cursarão a segunda série do Ensino Médio em instituições estrangeiras, com todas as despesas — incluindo viagem, hospedagem, alimentação, documentação e seguro — cobertas pelo Governo de Minas.

Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, a iniciativa transforma a vida dos jovens mineiros.

“Esse é um programa fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, que terão a chance de vivenciar novas culturas, enriquecer seu aprendizado e conquistar oportunidades únicas para o futuro”, afirmou.

Expectativa dos estudantes

Assim como Marina, outros jovens comemoraram a oportunidade. Bianca Silva, da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, em Contagem, foi selecionada para a Argentina e destacou a importância da bolsa.

“Eu sempre quis fazer intercâmbio, mas era impossível para minha família. Quando soube que fui escolhida, fiquei muito animada”, contou.

Já Maria Eduarda de Melo Gianne, da Escola Estadual João Paulo I, em Betim, se prepara para estudar na Austrália.

“É um projeto que vai abrir portas. Agradeço ao Governo de Minas pela oportunidade”, disse a estudante.

Ampliação do programa

Ao todo, 150 estudantes serão contemplados nesta segunda edição. A primeira lista já inclui 90 selecionados e os demais 60 serão anunciados até o fim do ano. O investimento estimado é de R$ 20 milhões, consolidando a proposta de democratizar o acesso a experiências internacionais.

O programa, realizado em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), é voltado a alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Desde 2024, ele foi ampliado para as 794 escolas estaduais de EMTI, alcançando mais de 94 mil estudantes em 450 municípios mineiros.

📄 Confira a lista completa no PDF oficial

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance