O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, anunciou nesta terça-feira (29) em suas redes sociais, um projeto histórico que promete transformar a paisagem urbana e a mobilidade do município. Em vídeo gravado após uma reunião no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, o chefe do Executivo disse que a linha de trem que corta diversos bairros da cidade pode ser transferida para fora do perímetro urbano.
A mudança, segundo Marco Antônio, beneficiará diretamente moradores dos bairros Vila Mélia, Vila São Joaquim, Areão, Alto Pereira e Moinho Velho, regiões que convivem há décadas com os conflitos causados pela passagem da ferrovia.
De acordo com o prefeito, a nova concessão da ferrovia, que foi tema da reunião com representantes do TCU e da Vale, prevê a substituição do trecho atual por parques lineares, ruas humanizadas e um corredor verde. “Esse projeto vai valorizar a região, melhorar a mobilidade urbana e permitir que a Prefeitura desenvolva outras obras de integração”, disse.
Entre os futuros investimentos está a construção de um viaduto para ligar a Avenida Rio Doce à Avenida Machado de Assis, além de outras intervenções urbanísticas que, segundo o Prefeito, “vão melhorar a vida das pessoas e transformar a cidade”.
Confira o vídeo abaixo




















