A Agera, empresa criada pela Vale para se dedicar ao desenvolvimento e comercialização da Areia Sustentável, já acumula a marca de 1 milhão de toneladas do material vendidas desde que começou a operar, em 2023.
A Areia Sustentável é resultado do investimento da mineradora em tecnologia e inovação para fomentar a economia circular nas minas de minério de ferro da Vale no Estado de Minas Gerais. O produto é fabricado a partir do reaproveitamento de rejeitos, reduzindo a disposição em barragens e pilhas.
O material tem ampla aplicação no setor de construção civil e em projetos de pavimentação rodoviária, além de ser uma alternativa ao uso da areia natural. Em menos de dois anos, a Agera aumentou o volume de vendas do produto de 30 mil toneladas para 110 mil toneladas por mês.
A expectativa é dobrar este número até 2025, chegando-se à capacidade de comercialização de 2,8 milhões de toneladas por ano. Atualmente, a nova empresa possui 80 clientes em Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e São Paulo. Para escoamento da Areia Sustentável, a Agera mantém sete centros de distribuição e contrato com 18 fornecedores de transporte rodoviário e ferroviário.