Foto: Reprodução Vídeo

Nesta tarde deste domingo (12/11), o Sargento Adão, da Polícia de Meio Ambiente de Itabira, juntamente com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e funcionários do SAAE, estão em campo realizando diversas vistorias em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é detectar a origem da contaminação que afetou o sistema de abastecimento de água nos últimos dois dias.

As equipes estão concentradas em empresas locais, onde há suspeitas de vazamento de efluentes que possam ter contaminado a estação de captação de água conhecida como Pureza. Essa estação fornece água para grande parte dos bairros de Itabira. Até o momento, cerca de dez empresas já foram inspecionadas, e amostras de pontos específicos foram coletadas para análise.

Os trabalhos de investigação continuarão amanhã, com o intuito de identificar se houve um acidente ou crime ambiental. Caso a responsabilidade pelo incidente seja comprovada, as autoridades buscarão levar os culpados à justiça, para que sejam autuados, multados e responsabilizados pelos transtornos causados à população.

A situação é considerada grave e exige um esforço conjunto para solucionar o problema. As equipes estão empenhadas em identificar e responsabilizar a pessoa ou empresa responsável por esse acontecimento de contaminação.