No início da tarde do dia 25/12/22, após o almoço de Natal, o Soldado Diego estava de serviço no COPOM do 14º Batalhão, quando recebeu no 190 uma ligação de uma senhora, moradora do bairro Esperança em Ipatinga, relatando que a Dona Onofra, de 94 anos, estava engasgada.
De imediato, o militar decidiu orientar a solicitante a realizar a manobra de Heimlich, ao mesmo tempo que tentava acionar o Corpo de Bombeiros.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
Passadas as orientações, a solicitante deu início à manobra, quando o neto da senhora Onofra assumiu o telefone, ficando responsável por transmitir as demais informações, além de manter o militar informado sobre o resultado do procedimento.
Durante a ligação, o Sd Diego ainda orientou a pedirem a senhora para tossir e ela conseguiu, mesmo com dificuldade. Diante da resposta, orientou ainda que repetissem a manobra e, para o alívio dos solicitantes e do militar, Dona Onofra estava desobstruída.
Após o fato, o militar retornou o contato para a solicitante, a fim de verificar o estado de saúde da senhora e foi informado que ela estava bem. Na oportunidade, os familiares agradeceram e ficaram muito satisfeitos com o profissionalismo do militar, além de estarem sensibilizados com a ação da Polícia Militar na intervenção.
POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS: 247 ANOS! 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, SERVINDO AO POVO MINEIRO!




















