Fofão (esquerda) deu origem a diversos personagens, como o Fonfon (direita) do Carreta Furacão — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal de Justiça de São Paulo chegou ao veredito que proíbe a Carreta Furacão de utilizar o personagem “Fon-fon” bem como personagens inspirados no Fofão. A decisão também prevê que peças publicitárias feitas pelo McDonalds com o personagem sejam removidas.

O grupo que viralizou no Brasil com vídeos pelo Youtube foi processado por plágio pela Agência Artística, empresa administrada por Pedro Vasen Pessini. O empresário é filho de Orival Pessini, ator que interpretou o Fofão no programa “Balão Mágico”.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

A Carreta Furacão defendeu-se alegando que o personagem é um dos mais queridos do público e se trata de uma caricatura de Fofão sendo, portanto, uma paródia.

No entanto, o juiz José Carlos Ferreira Alves – responsável pelo caso – não concordou com a perspectiva dada pelo Carreta Furacão e entendeu que a utilização do personagem pode configurar como uma tentativa de burlar os direitos autorais do personagem. O McDonalds ainda não se pronunciou sobre a decisão. (Com informações do “Diário do Nordeste”)

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance