Mais da metade do PIB mundial, US$ 44 trilhões em valor econômico, está em risco moderado ou grave devido às perdas da natureza. Segundo a Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), 75% das terras e 66% dos oceanos do planeta já foram alterados pela atividade humana nos últimos 50 anos.
Neste contexto, um grupo de empresas com atuação global quer mobilizar governos de todo mundo em prol do desenvolvimento de políticas públicas para reverter e mitigar os impactos ambientais ocorridos nas últimas décadas. A iniciativa, denominada Business for Nature (BfN), é uma aliança interpartidária com objetivo em comum de integrar a natureza aos negócios de forma sustentável.
Para tanto, no próximo dia 26 de outubro, a BfN lança uma campanha global, que conta com adesão da Vale, para dimensionar e acelerar a ação empresarial nesta direção. A coalizão quer garantir que os governos tornem obrigatório o reporte de impactos e dependências de atividades de grandes empresas à biodiversidade do planeta.
A proposta será levada à COP 15, que ocorre em dezembro, em Montreal. A conferência irá discutir um novo acordo global de biodiversidade para os próximos 10 anos.
“A ideia é que todas as empresas passem a avaliar e informar suas pendências e impactos na biodiversidade, seja localmente ou globalmente. Além de um reporte unificado, a proposta prevê que as corporações, também, se comprometam com a redução dos impactos negativos em, pelo menos, metade, e, por outro lado, aumentem os impactos positivos, reduzindo os riscos na extração e na produção, nas cadeias de suprimento, no uso e descarte de insumos”, explica xxx da Vale, signatária da iniciativa.
A Vale acredita que mineração sustentável é essencial para o desenvolvimento global. Para apoiar a transição para um mundo mais sustentável, por meio do fundo Vale Ventures, a empresa apoia soluções disruptivas para os desafios da mineração e metais, trazendo inovação de fora para dentro, ou seja, promovendo acesso da companhia a novos modelos de negócios e tecnologias inovadoras para ajudar a transformar o futuro. A Vale Ventures complementa o portfólio da empresa de iniciativas em inovação. Na última década investiu mais de R$1 bilhão em ações de conservação, pesquisa, desenvolvimento territorial e incentivo à cultura na Amazônia.