O Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante do ano para o comércio, atrás apenas do Natal, e Dia das Mães. Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre os segmentos de destaque estão o vestuário e calçados, que deve representar 29% das vendas; seguido dos eletroeletrônicos e brinquedos, com 27%. Em Itabira a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), segue índice aferido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, mais de 70% da população deve ir às compras.

“É uma data importante para o comércio, como o dia dos pais e das mães. Momento para os pais, padrinhos, e tios presentearem os pequeninos,” disse Eduardo Moraes, presidente da CDL Itabira. Haverá horário especial de funcionamento do comércio de Itabira, para que os consumidores tenham um prazo extra para prestigiar as lojas, e presentear as crianças. Neste sábado (8), as lojas vão abrir às 9h e fecham às 16h, como no Dia dos Pais. Desde quinta-feira (7) os principais centros comerciais de Itabira já registravam aumento de demanda.

Mesmo com a busca por eletrônicos, como aparelhos celulares, a estimativa da CDL é que os brinquedos têm seu lugar garantido na preferência popular. “A criança gosta do brinquedo, e paralelo a essa escolha, há várias lojas que vendem eletrônicos, calçados, e roupas”, disse Eduardo Moraes. Os estabelecimentos fizeram contratações temporárias, visando à procura do consumidor. “Comércio vendendo e se movimentando, gera emprego! Nossas duas lojas contrataram, por exemplo, seis pessoas. Com certeza algumas delas vão se tornar contratações definitivas,” explica o presidente da CDL.

Houve investimentos nos estabelecimentos comerciais para garantir o estoque, tratamento no layout temático das lojas, ambientação com músicas ligadas ao tema, ofertas especiais, condições de pagamento e a facilidade da troca. “Sempre gosto de ressaltar, que nesse momento, alguma mãe ou pai que tem seu filho como colaborador no comércio, ou iniciando sua jornada com o primeiro emprego. Quando destacamos a importância de valorizar o comércio de Itabira, porque realmente é uma corrente, pensando na progressão da cidade como um todo,” explica o empresário Eduardo Moraes.