Crédito: Vale

A Vale, juntamente com a Defesa Civil municipal, realizará neste sábado, 08/10, às 10h, simulado prático de emergência com a população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Capim Branco, da Mina Jangada, em Brumadinho. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, envolverá empregados da empresa e pessoas que estiverem da região.

Não há moradores na ZAS da estrutura, porém a cachoeira da Jangada está inserida na mancha de inundação da barragem. Por isso, os banhistas que estiverem no local no horário da atividade deverão seguir as rotas de fuga, se dirigindo aos pontos de encontro localizados em área segura. Haverá o toque real de sirenes – antes será emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado.

A atividade é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da estrutura, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.

Não houve alteração na condição de segurança da estrutura. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Além das ações preventivas do PAEBM, desde 2019, a Vale vem promovendo uma profunda transformação na gestão de suas estruturas de disposição de rejeitos direcionada pelos aprendizados com o rompimento da barragem em Brumadinho e pelas melhores e mais rigorosas práticas internacionais estabelecidas pelo Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês). O foco prioritário é a segurança das pessoas, a redução de riscos e cuidados com o meio ambiente.