Crédito: Vale

A Vale, juntamente com a Defesa Civil de Ouro Preto, realizará no próximo sábado (20), às 10h, o comissionamento de uma nova sirene que vai compor o sistema de alerta das barragens Doutor, Natividade e Timbopeba, localizadas na Mina de Timbopeba, em Ouro Preto. O conjunto passará a contar com nove sirenes e, no dia do comissionamento, todas serão acionadas com o som original para teste técnico dos equipamentos – antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.

O som poderá ser ouvido em maior intensidade nas áreas operacionais da empresa e em regiões próximas às estruturas. As autoridades competentes e a população vizinha já foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro. Após o comissionamento, a Vale dará continuidade à rotina mensal de testes de sirenes já estabelecida no distrito de Antônio Pereira, sempre no primeiro sábado do mês, às 10h, com música instrumental.

As atividades são preventivas e fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.

As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.