O Sindicato Rural de Itabira começa a receber nesta terça-feira (16), o primeiro lote de credenciais serão repassadas aos expositores e suas respectivas equipes, incluindo os tratadores de animais, escalados para trabalhar durante a 34º Expoita. O presidente da entidade, Evando Avelar, espera novas inscrições até a abertura oficial do evento e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Rupert Barros, prevê, no leilão e exposição, pelo menos 500 animais, entre bovinos, equinos, ovinos e bubalinos (búfalos).
Avelar destaca a importância da Expoita para o agronegócio de Itabira, citando as palestras como outra novidade deste ano. E disse estranhar as “fake news” sobre suposta gratuidade de ingressos. “Não tem essa distribuição de ingressos. O que acontece é que as credenciais repassadas são para os expositores, tratadores e para quem estiver a trabalho no recinto”. O presidente lembrou que nem a histórica prática de distribuir ingressos aos associados do sindicato (cerca de 400 atualmente) será repetida nesse ano. A última Expoita foi em 2017, apenas com atrações musicais.
Artistas itabiranos
Além de palestras gratuitas para produtores rurais, inéditas na Expoita, haverá ainda torneio leiteiro, exposições, concurso de marcha, leilão, shows de artistas renomados e espaço para talentos de Itabira.
Na abertura, quarta-feira, 17, a participação é do grupo itabirano Ministério Sinais. Na quinta-feira, 18, tem a dupla Sérgio e Delson. Carol Muniz se apresentará na sexta-feira, dia 19; e Jhessy Misera no sábado, 20. No domingo, encerramento da Expoita, será a vez de Sarah de Oliveira, Miguel Oliveira, além da roda de samba “Dandá convida Elas”. As apresentações estão marcadas, todos os dias, às 19h, no Parque de Exposições.
Atrações da Expoita
O produtor Valter Oliveira, da fazenda Serra Azul e o touro, Big Bem S3 D’Azul , campeão dos campeões da raça gir, em Teófilo Otoni e campeão jovem em Governador Valadares e o grupo itabirano Ministério Sinais , que fará um dos shows da abertura