As assembleias foram realizadas nas minas da empresa durante dois dias.

Publicidade

“Venceu a democracia”, assim resumiu André Viana, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, depois da última assembleia, realizada na noite desta quinta-feira (7) na Mina Conceição. O Acordo Coletivo Específico é realizado anualmente visando os interesses dos funcionários da empresa na região. Cada região demanda uma necessidade diferente. “Os assuntos que são discutidos aqui são diferentes dos que são discutidos em Carajás, por exemplo.

As necessidades dos trabalhadores variam de região para região e por isso realizamos um intenso trabalho em ouvir as necessidades, colher as informações pertinentes e apurar para apresentar à empresa em mesa de discussão e negociação”. As assembleias servem para esclarecer aos trabalhadores todos os benefícios conquistados pelo Metabase.

Com as informações eles votam, optando por aceitar ou rejeitar. Este ano, o Metabase negociou e apresentou aos funcionários os seguintes benefícios: Cartão lanche, passagens de trem gratuitas para funcionários e dependentes, turnos de trabalho, compensações de dias úteis e feriados, ponto opcional, teletrabalho, parcelamento de férias, banco de horas (positivo e negativo), reembolso educacional, adiantamento de auxílio doença, auxílio creche/maternal e adicional noturno.

André Viana destacou alguns pontos nas negociações: O plano de saúde manteve-se inalterado, inclusive para as negociações do Acordo Geral no final do Ano; mantivemos o benefício de reembolso educacional sem nenhuma alteração para os empregados que atualmente o usufruem. Para os novos pedidos (empregados com salário menor do que R$4 mil reais a Vale irá reembolsar 70% das despesas referente aos cursos de graduação (nível superior), respeitando-se o limite legal de reembolso mensal. Para empregados com salários superiores a R$4 mil, nada mudou.

Negociamos também uma maior flexibilidade para a contratação de ex-empregados – caso seja interesse do ex-empregado – com a aprovação do Metabase e do RH da Vale, de comum acordo, o ex-funcionário da Vale poderá ser contratado em empresas terceiras que prestam serviço à empresa.

APURAÇÃO
A contagem dos votos foi realizada no auditório do Metabase Itabira e contou com a presença de representantes da empresa e dos diretores do sindicato. Os 1493 trabalhadores que votaram decidiram por aprovar a proposta com 1386 favoráveis, 101 contra e ainda 8 brancos nulos e abstenções.