Encontros com diversos segmentos produtivos consolidam a implantação de Unidade Tecnológica do IFMG.

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) deu mais um passo importante para a implantação da Unidade Tecnológica em São Gonçalo do Rio Abaixo. Uma série de reuniões de mobilização foi realizada na sala multiuso do Centro Cultural do município, reunindo representantes de diferentes áreas da instituição, além de empreendedores, produtores e lideranças locais.

Os encontros tiveram como objetivo consolidar as ações iniciais da unidade e preparar o lançamento dos primeiros editais, previsto para o dia 12 de fevereiro.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

Ao todo, o IFMG promoveu três reuniões estratégicas, que marcaram avanços significativos na estruturação da Unidade Tecnológica e no alinhamento das frentes de atuação em ensino, pesquisa aplicada, inovação e ambiente empresarial. A mobilização contou com a participação de Júlia Moreira, coordenadora da Unidade Tecnológica do IFMG em São Gonçalo do Rio Abaixo; Gerber Leite, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG; Fabiana Couto, do Centro de Excelência e Inovação em Produtos Alimentícios Artesanais; Silvia Almeida, do Centro de Excelência em Inteligência Artificial; e Gustavo Lacorte, pós-doutor em Ciências dos Alimentos pela USP e professor do IFMG, que integrará pesquisas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva de queijos artesanais no município.

No dia 4, o primeiro encontro foi direcionado a pequenos empreendedores, criativos locais e potenciais pré-incubados da Unidade Tecnológica. A reunião apresentou o ambiente empresarial e de inovação da unidade, incentivando a participação de pessoas com ideias de negócios ou em fase inicial de desenvolvimento de produtos e serviços.

Ainda no mesmo dia, no período da tarde, o diálogo foi ampliado para empresários já estabelecidos e associações locais. Na ocasião, o IFMG detalhou as áreas de formação que serão ofertadas, como cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos técnicos e pós-graduação, além das frentes de pesquisa e do ambiente empresarial. A instituição destacou como a Unidade Tecnológica poderá contribuir para a qualificação da mão de obra, a solução de desafios enfrentados pelos negócios locais e o crescimento sustentável das empresas, integrando educação, inovação e pesquisa aplicada.

A terceira reunião ocorreu nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, às 13h30, com foco na apresentação das primeiras pesquisas que serão desenvolvidas pelas áreas de pesquisa aplicada da Unidade Tecnológica. As iniciativas estarão diretamente ligadas às vocações produtivas e culturais de São Gonçalo do Rio Abaixo, com destaque inicial para as cadeias do queijo e do mel.

Durante o encontro, foram apresentadas as metodologias de trabalho e os produtores locais foram convidados a integrar uma rede colaborativa voltada à melhoria, ao fortalecimento e à valorização dessas cadeias produtivas.

Com o engajamento de diferentes setores da sociedade, a Unidade Tecnológica do IFMG em São Gonçalo do Rio Abaixo avança como um importante polo de formação, inovação e desenvolvimento local, alinhando conhecimento científico às potencialidades econômicas e culturais do município.

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance