Vince Zampella, um dos desenvolvedores de videogames mais influentes do mundo e figura-chave por trás da franquia Call of Duty, morreu neste domingo (21) em um acidente de carro na Califórnia, Estados Unidos. A informação foi confirmada por autoridades locais e pela emissora norte-americana NBC Los Angeles.
Zampella, de 55 anos, estava dirigindo uma Ferrari pela Angeles Crest Highway, ao norte de Los Angeles, quando o veículo saiu da estrada e colidiu contra uma barreira de concreto. O carro pegou fogo em seguida e Zampella foi declarado morto no local do acidente pela California Highway Patrol. Um passageiro que estava com ele foi ejetado do veículo e também veio a óbito posteriormente em um hospital. As causas exatas da saída da pista ainda estão sendo investigadas.
Zampella ficou mundialmente conhecido por seus papéis pioneiros no desenvolvimento de jogos de tiro em primeira pessoa. Ele foi cofundador da Infinity Ward em 2002, estúdio responsável por transformar Call of Duty em um dos maiores fenômenos do entretenimento mundial. Mais tarde, ele fundou a Respawn Entertainment em 2010, sendo peça fundamental na criação e supervisão de títulos como Titanfall, Apex Legends e Star Wars Jedi: Fallen Order.
Nos últimos anos, Zampella também atuava como líder de projetos dentro da Electronic Arts (EA), supervisionando o desenvolvimento da franquia Battlefield, incluindo a mais recente edição, Battlefield 6.




















