Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa nordeste do Japão na noite desta segunda-feira (8), provocando a evacuação de mais de 90 mil pessoas e gerando ondas leves de tsunami. O tremor, registrado às 23h15 no horário local (11h15 em Brasília), teve epicentro no mar, a cerca de 80 km da cidade de Misawa, na região de Aomori, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
A Agência Meteorológica do Japão informou que o abalo ocorreu a 54 km de profundidade e foi sentido por moradores de diversas cidades do norte do país. Nas redes sociais, japoneses relataram momentos de pânico e registraram a intensidade das vibrações.
De acordo com o governo japonês, 23 pessoas ficaram feridas, nenhuma em estado grave. Este é o primeiro grande terremoto desde que a primeira-ministra Sanae Takaichi assumiu o cargo, em outubro deste ano.
Pequenas ondas de tsunami, de até 70 centímetros, foram registradas em localidades como Mutsu Sekinehama, Urakawa, Erimo, Hachinohe, Miyako, Kamaishi, Kuji, Tomakomai e Shiraoi. As autoridades já encerraram o alerta de tsunami e monitoram possíveis réplicas.




















