Foto: Reprodução Vídeo - Redes Sociais

A forte chuva acompanhada de ventania que atingiu João Monlevade no fim da tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, provocou uma série de ocorrências em diferentes regiões do município. As precipitações começaram por volta das 17h e, em poucos minutos, quedas de árvores, danos a estruturas e deslizamentos de terra foram registrados. Graças à ação rápida e conjunta das equipes da Prefeitura, grande parte das vias afetadas foi desobstruída em tempo recorde. Às 17h40 diversos pontos já estavam sendo liberados.

A Defesa Civil e as secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assistência Social, sob a coordenação dos servidores Edemir Alves, Ruimar Teixeira e Sílvio Evangelista, atuaram de forma integrada e eficiente, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Cemig. O trabalho ágil das equipes garantiu a remoção de árvores e galhos, limpeza de vias e avaliação de riscos, permitindo que o trânsito em várias vias fosse restabelecido com segurança.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

Entre as ocorrências atendidas, equipes removeram árvores caídas no bairro Satélite (próximo à quadra e na avenida Amazonas), no José de Alencar (próximo ao Velório Municipal) e no Mangabeiras (próximo à Loja Maçônica). Na região da Escola Municipal Cônego Higino de Freitas, no bairro Aclimação, a queda de um fio de alta tensão exigiu isolamento imediato da área. Também foram registradas quedas de árvores no Santa Cecília, Vila Tanque, entrada do Forninho sentido Itabira, entre outros, o que vai exigir a atuação das equipes envolvidas ao longo da noite.

A ventania também derrubou e arrastou um totem de publicidade na avenida Armando Fajardo, próximo ao Zezinho dos Painéis. O proprietário da estrutura já foi acionado para realizar a retirada. Outro ponto afetado foi a Feira da Economia Popular Solidária, onde tendas foram destruídas. Na rua em frente ao Sesi, no bairro José de Alencar, o deslizamento de terra vindo do loteamento Jardim Primavera da V8 Loteadora interditou o tráfego. O responsável pelo empreendimento foi acionado e vai providenciar a limpeza e manutenção da via.

Devido ao temporal, cerca de 5 mil clientes ficaram sem luz em João Monlevade. Nove equipes próprias e terceirizadas da Tonani e Selt estão mobilizadas para restabelecer a energia.

As residências atingidas pelas chuvas na região do Novo Cruzeiro, Estrela Dalva, Santa Cecília e Corumbiaria de Vanessa foram devidamente visitadas e atendidas pela Secretaria de Assistência Social. As famílias que sofreram destelhamento e perda de bens materiais receberam o suporte necessário, conforme protocolo de atendimento socioassistencial. Amanhã pela manhã, equipes da Assistência Social retornarão às casas junto com a Defesa Civil para avaliação da situação dos imóveis.

A Prefeitura reforça a importância de cuidados redobrados durante o período chuvoso. A orientação é evitar transitar em áreas alagadas, manter distância de fios rompidos, não se abrigar sob árvores durante tempestades e em caso de risco, acionar imediatamente a Defesa Civil pelo 199 ou 99361-0131. Moradores de áreas sujeitas a deslizamentos devem permanecer atentos a sinais como rachaduras no solo, portas e janelas que passam a não fechar corretamente e inclinação de postes ou árvores.

Com atuação coordenada e resposta rápida, a Prefeitura de João Monlevade reafirma seu compromisso com a segurança da população e a manutenção da mobilidade urbana, especialmente em situações climáticas adversas.

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance