Histórias como a do cacique Natinauã, da comunidade indígena da Reserva da Jaqueira, na Bahia, ilustram a profunda conexão entre povos tradicionais e as florestas, destacando o respeito que esses grupos mantêm com o meio ambiente.
A CENIBRA, que atua em 54 municípios do leste de Minas Gerais, tem mapeados 939 vizinhos e 287 comunidades tradicionais em sua área de atuação — entre elas, 51 comunidades indígenas e quilombolas.
Atenta às responsabilidades sociais que esse contexto impõe, a empresa mantém um relacionamento baseado no diálogo transparente, em investimentos de infraestrutura, no incentivo à economia local e no apoio a projetos de impacto social por meio do Instituto CENIBRA.
Associada à Ibá | Indústria Brasileira de Árvores, a companhia reforça seu compromisso em integrar um setor que respeita e valoriza as comunidades, promovendo desenvolvimento sustentável e fortalecendo vínculos sociais.
A iniciativa também é retratada na websérie “Histórias Cultivadas”, que apresenta os rostos e histórias por trás do setor de árvores cultivadas, evidenciando como vidas e comunidades crescem junto com ele. Os episódios podem ser conferidos no perfil da Ibá.




















