
Na tarde desta quarta-feira (13), 36 estudantes de São Joaquim de Bicas concluíram o Curso Técnico em Mecânica Industrial, iniciativa da Mineração Morro do Ipê em parceria com a Prefeitura e ministrado pelo SENAI. A cerimônia de formatura reuniu autoridades, familiares e convidados.
Os formandos saíram certificados para ingressar no mercado de trabalho, o que amplia suas perspectivas profissionais. A capacitação faz parte do Programa de Qualificação Profissional (Proquali), parceria entre a Mineração Morro do Ipê e a Prefeitura de São Joaquim de Bicas que já formou mais de 300 alunos em cursos técnicos e de qualificação profissional nos últimos seis anos.
A qualificação profissional desempenha um papel para ampliar as oportunidades de emprego e estimular o desenvolvimento econômico local. Ao oferecer formação técnica gratuita para jovens da cidade, iniciativas como o Proquali contribuem para preparar mão de obra especializada, atender à demanda de diferentes setores produtivos e incentivar que esses profissionais construam suas carreiras na própria comunidade.
Durante o evento, o Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê, Cristiano Parreiras, agradeceu ao apoio das famílias e ressaltou a representatividade feminina na turma. “A presença de tantas mulheres é inspiradora e pode motivar outras jovens a seguirem o mesmo caminho, rompendo barreiras no mercado de trabalho. É fundamental que elas se sintam encorajadas a ocupar espaços tradicionalmente masculinos. Essa diversidade é positiva para todos, pois traz novas perspectivas e fortalece o setor”, afirmou.
Durante a cerimônia, os alunos prestaram uma homenagem ao instrutor Jonatas Moraes pelo apoio durante o processo de formação. Também participaram da mesa de honra o vice-prefeito de São Joaquim de Bicas, Arnaldo Batista, a secretária municipal de Educação, Eunice Saraiva, e o gerente do SENAI Betim, Luciano Cardoso.
Sobre a Mineração Morro do Ipê
Morro do Ipê é uma mineradora, criada em 2016, responsável pela gestão da Mina Ipê e implantação da Mina Tico-Tico, assim como suas unidades de processamento de minério de ferro. A empresa está localizada no município de Brumadinho, no limite com os municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas e atua de forma responsável em suas práticas operacionais, fiscais, ambientais e sociais. Como parte do seu compromisso com o desenvolvimento local, a Mineração Morro do Ipê realiza programas socioambientais nos municípios do entorno de suas operações. As ações são realizadas a partir do diálogo entre empresa, poder público e sociedade civil, permitindo estabelecer um processo de interação e atuação colaborativa.



















