O Grupo Maria Cutia (Belo Horizonte/MG) – que já se apresentou para plateias de 24 estados brasileiros e de seis países – agora, em agosto, chega a São Gonçalo do Rio Abaixo, com programação gratuita composta por três espetáculos do repertório da trupe.
As apresentações acontecem nos dias 14, 15 e 16 de agosto, de quinta a sábado, na Praça Central da cidade. Mais informações sobre a circulação no Instagram @grupomariacutiadeteatro.
Esta programação faz parte do projeto de circulação do Grupo Maria Cutia, por dez cidades mineiras, que é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com a realização do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.

“Estamos animadas com essa ideia de levar três espetáculos diferentes para uma mesma cidade. Dá uma sensação de estarmos em um mini festival, nas praças da cidade, ao ar livre. E o gostoso é que quem vai na quinta, volta na sexta e no sábado, e acaba levando outras pessoas para os outros dias. Fazer teatro na rua é sempre desafiador, mas proporciona muitos encontros e amplia a possibilidade de quem está passando, se interessar, ou mesmo ver pela primeira vez”, comenta a coordenadora de produção do grupo Luisa Monteiro.
Programação em São Gonçalo do Rio Abaixo
- 14/08 (quinta-feira) – “Mundos” às 19h, na Praça Central
- 15/08 (sexta-feira) – “Aquarela” às 19h, na Praça Central
- 16/08 (sábado) – “Na Roda” às 10h, na Praça Central
“Vivemos em um estado tão grande e tão diverso que fazer uma turnê por ele tem um caráter nacional. Cada município tem suas peculiaridades, seu charme. E o teatro de rua entra em cena pra jogar com essas perspectivas. Assim, cada espetáculo é único já que muda o público, muda a praça, muda a paisagem”, comenta a atriz e fundadora do Maria Cutia, Mariana Arrudas.
Na primeira etapa da circulação, que aconteceu em maio deste ano, o Maria Cutia passou por oito cidades do Norte e do Vale do Jequitinhonha: Montes Claros, São Francisco, Salinas, Almenara, Araçuaí, Virgem da Lapa, Minas Novas e Teófilo Otoni. Agora, em agosto, a trupe passou também por Divinópolis (MG).
Sobre o Grupo Maria Cutia
Formado pelos atores-cantores-palhaços-músicos Mariana Arruda, Leonardo Rocha e Hugo da Silva e pela produtora e gestora cultural Luisa Monteiro, o Maria Cutia nasce como uma companhia de teatro de rua.
Ao longo de 19 anos, a trupe fez passagem por seis países, 24 estados e mais de 200 cidades brasileiras.
“Cada vez mais, em suas andanças pelo Brasil, o Maria Cutia tem se apresentado nas salas de teatro. Fazer teatro de rua, ocupar o espaço público hoje, exige uma série de burocracias ao artista. Mas, toda vez que a gente tem a chance de sonhar uma nova turnê, surge a rua como o melhor palco desse sonho. Na rua, o teatro encontra a poesia de cada cidade. A mistura de idades, credos, classes do público”, comenta Mariana.
Espetáculo “Mundos”
Com direção de Eugênio Tadeu, “Mundos” propõe um passeio pela infância de vários países através das canções:
- “Le Berceuse Du Mono” (Benin)
- “Ana Latu” (Tonga – Oceania)
- “Berend Botje” (Holanda)
- “Inelê” (Indonésia)
- “Hiraita” (Japão)
- “Le Petit Ver de Terre” (França)
- “Cocorobé” (Colômbia)
- “Canto do Mundo” (Brasil)
A exceção da última música, que é uma composição dos atores com o diretor, todas as outras são domínio público e do folclore de cada país.
Brinquedos e objetos são ressignificados, assumindo funções diversas. Tangram, tecidos, traca traca (escadinha de Jacó), pratos, copos e talheres viram brincadeira nas mãos dos atores.
No palco, os atores Dê Jota, Leonardo Rocha, Mariana Arruda e Hugo da Silva estão acompanhados de Vitim Nascimento e Evandro Heringer, que executam os arranjos originais criados por Tinho Menezes e Felipe Fleury para a trilha do espetáculo.
Espetáculo “Na Roda”
As histórias de um menino sem nome, de Martim e Mariana e sua grande banda, de uma fazenda e seus animais são contadas e cantadas ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores brincantes em contínuo diálogo com o público que, ao final, entra na roda e brinca também.
O espetáculo traz repertório de canções colhidas no Vale do Jequitinhonha e no norte de Minas.
Direção e dramaturgia coletivas.
Elenco: Mariana Arruda, Leonardo Braga e Hugo da Silva.
Direção musical: Hugo da Silva.
Figurinos e objetos de cena: Marina Bylaardt.
Máscaras: Leonardo Rocha.
Espetáculo “Aquarela”
Notas e versos que passeiam pelos coloridos das falas do tatibitate, de uma aula de dança que vai do balé ao samba, de alguns trava-línguas que viram histórias, de uma valsa de casamento de dois bonecos de pano, de uma tradicional família moderna, de grandes e pequeninos medos, de expressões com animais vistas ao pé da letra, de um carnaval sem instrumentos feito só com a boca e alguns outros aquarelados olhares do mundo da criança.
O espetáculo brinca com a linguagem performativa das artes plásticas e, a cada apresentação, cenário e figurinos são pintados pelos atores em cena, colorindo uma grande aquarela ao vivo para o público.
Em cena: Leonardo Rocha, Hugo da Silva e Mariana Arruda.
Orientação artística: Eugênio Tadeu.
Direção musical: Hugo da Silva e Babaya.
Figurino: Luiz Dias.
Cenário: Leonardo Rocha.
Iluminação: Richard Zaira e Pedro Paulino.
Oficina Brincante com Grupo Maria Cutia
Oficina voltada para educadores, artistas e interessados em geral.
Com conteúdo brincante e lúdico, a oficina é uma vivência cantante com um repertório de cantigas de roda, canções de cortejo, brinquedos cantados e histórias musicadas colhidas na Amazônia, no Nordeste, no Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas e em países da África de Língua Portuguesa – com pitadas de técnicas de expressão vocal e corporal, de improvisação e do princípio da música-em-cena.
Ela já foi ministrada pelo Maria Cutia em escolas da rede particular e pública de Belo Horizonte, em festivais e turnês da cia por dezenas de cidades brasileiras e nos países africanos de Língua Portuguesa.
Duração: 2 horas | 25 vagas mediante ordem de inscrição.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas por formulário disponível neste link.
Grupo Maria Cutia de Teatro
A companhia nasceu em Belo Horizonte, em 2006, e desde então busca espalhar teatro por praças e palcos, capitais e sertões, movido pela cumplicidade com o público e por uma poética popular, lúdica e musical.
Tem como principais linhas de investigação cênica o diálogo entre música e teatro, a linguagem do palhaço, da máscara expressiva e das tradições brincantes brasileiras.
O Grupo Maria Cutia já se apresentou em 6 países, 23 estados nacionais e mais de 200 cidades brasileiras, para um público de mais de 700 mil espectadores em 19 anos de história.
Em 2011, o Grupo Maria Cutia inaugurou sua sede, a Toca da Cutia, em Belo Horizonte. Nesse espaço, além de escritório de produção e local de ensaios artísticos, a companhia realizou oficinas brincantes, cursos e treinamentos de Palhaçaria.
Desde 2011, promove a temporada de cursos de verão, com oficinas intensivas de curta duração e, desde 2018, o Maria Cutia desenvolve o CURSAÇO (curso de palhaçaria anual).
Em 2023, fizeram o Palhaçatório – Laboratório de Palhaçaria do Maria Cutia que aconteceu em BH, Sete Lagoas e Itabirito.
Espetáculos de repertório (em circulação)
- Mundos (2023) – espetáculo cênico musical com canções das infâncias dos 5 continentes. Direção de Eugênio Tadeu.
- Aquarela (2021) – show cênico com canções autorais sobre o universo da infância. Direção coletiva e orientação artística de Eugênio Tadeu.
- Auto da Compadecida (2019) – versão do texto de Ariano Suassuna. Direção de Gabriel Villela.
- Engenho de Dentro (2018) – solo premiado do ator Leonardo Rocha. Direção de Eduardo Moreira e Antônio Rodrigues.
- ParaChicos (2017) – show cênico com canções de Chico Buarque. Direção de Lira Ribas.
- Ópera de Sabão (2015) – melodrama radiofônico com dramaturgia original de Raysner de Paula. Direção de Eduardo Moreira e trilha original do Maria Cutia.
- Francisco – Mariana Arruda canta Chico Buarque (2015) – show cênico com direção de Lira Ribas.
- Como a Gente Gosta (2011) – comédia musical sobre o amor inspirada em William Shakespeare. Direção de Eduardo Moreira.
- Na Roda (2006) – espetáculo brincante com direção coletiva.
SERVIÇO
Grupo Maria Cutia faz circulação gratuita de “Mundos” por Minas Gerais
📍 SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (MG)
- 14 de agosto, quinta-feira – 19h
ESPETÁCULO MUNDOS – Praça Central - 15 de agosto, sexta-feira – 19h
ESPETÁCULO AQUARELA – Praça Central - 16 de agosto, sábado – 10h
ESPETÁCULO NA RODA – Praça Central
ℹ️ Informações para o público: Instagram @grupomariacutiadeteatro



















