Na manhã desta quarta-feira (6), o presidente do Serviço Voluntário de Resgate de João Monlevade (SEVOR), Renato Carvalho, e o secretário Marcos Vinicius participaram de uma reunião estratégica no quartel do Corpo de Bombeiros de São Gonçalo do Rio Abaixo.
O encontro contou com a presença de representantes da Vale (VALE³), Cemig, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo, Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Militar Rodoviária, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Saúde de São Gonçalo, Guarda Municipal e outros órgãos envolvidos.
O principal objetivo foi alinhar detalhes para o simulado de barragem que ocorrerá no próximo dia 21 de agosto, às 14h, na cidade. Durante a reunião, foi traçado um plano de ação, com a definição de funções específicas para cada instituição, visando garantir agilidade e eficiência em caso de situações reais de risco de barragem.
Segundo os participantes, o exercício é de extrema importância para avaliar a capacidade de resposta conjunta das equipes, bem como a integração entre as diferentes frentes de trabalho. A proposta é que o treinamento reproduza cenários próximos da realidade, possibilitando ajustes nos protocolos e fortalecendo a cooperação entre as instituições.
As constantes tragédias ocorridas na BR-381/262 foram um incentivo a mais para que um grupo de integrantes dos escoteiros de João Monlevade, preocupados em aliviar o sofrimento de quem necessitava de apoio nesses momentos, criassem uma organização com a missão de salvar vidas.
Conhecendo o SEVOR
O Serviço Voluntário de Resgate – SEVOR foi fundado em 4 de novembro de 2000. Trata-se de uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e sem discriminação religiosa ou racial. A sede e o foro encontram-se na cidade de João Monlevade.
Objetivo do SEVOR
Tem como objetivos principais:
- Levar o conforto e os cuidados necessários às vítimas de acidentes no atendimento pré-hospitalar, amenizando e prevenindo possíveis sequelas;
- Conscientizar a população através de palestras e reuniões sobre prevenção de acidentes, direção defensiva, primeiros socorros e outros;
- Promover a cidadania individual e coletiva;
- Incentivar outros setores da sociedade em prol do objetivo de “Salvar Vidas”.
Área de atuação do SEVOR
A cidade de João Monlevade-MG localiza-se a 110 km de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, e a 125 km da cidade de Ipatinga, um dos principais polos econômicos do Estado.
Cerca de 16 municípios localizam-se num raio de 60 km da cidade, compondo a microrregião do Médio Piracicaba, totalizando aproximadamente 350.000 habitantes, composta pelos municípios: Itabira, Bela Vista de Minas, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Domingo do Prata, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Alvinópolis, Dom Silvério, Sem Peixe, São José do Goiabal, Dionísio e Rio Piracicaba, que atualmente integram a AMEPI, cuja sede administrativa situa-se no município de João Monlevade.
Os principais acessos rodoviários são:
- BR-381 – corta o país em diagonal, com início no Estado de São Paulo e término no Estado do Espírito Santo;
- BR-262 – transversal, com início no Estado do Mato Grosso do Sul e término também no Espírito Santo, por onde escoa parte expressiva da economia nacional.




















