A segunda-feira (04/08) foi marcada por uma série de atendimentos realizados pelas equipes do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) em João Monlevade. Ao todo, foram 18 chamadas atendidas ao longo do dia, envolvendo quedas, atendimentos clínicos e colisões de trânsito em diversos bairros da cidade.
De acordo com Renato Carvalho, presidente do Sevor, um dos destaques do dia foi uma colisão entre carro e moto na avenida Armando Fajardo, no bairro Loanda, nas proximidades da Casa Oriente. A equipe do Sevor, que retornava do Hospital Margarida, presenciou o acidente no momento em que o veículo Citroën tentava realizar uma conversão e colidiu com uma motocicleta.
O motociclista, V.H.A.D., de 21 anos, morador do próprio bairro Loanda, foi socorrido pela equipe com dores na região da pelve e encaminhado ao Hospital Margarida. As ocupantes do automóvel, mãe e filha, assinaram termo de recusa de atendimento médico.
A Polícia Militar esteve presente no local para os devidos registros e organização do trânsito.
Lista das ocorrências atendidas pelo SEVOR:
- 08h24 – Queda no bairro Cruzeiro Celeste
- 09h40 – Queda no bairro Rosário
- 12h44 – Ocorrência clínica no Cruzeiro Celeste
- 12h49 – Ocorrência clínica no bairro Alvorada
- 13h38 – Queda em Carneirinhos
- 14h15 – Ocorrência clínica no bairro Loanda
- 14h33 – Acidente entre moto e carro em Rio Piracicaba
- 14h34 – Queda em Carneirinhos
- 14h57 – Queda no bairro Petrópolis
- 16h00 – Acidente entre moto e carro no bairro ABM
- 16h40 – Ocorrência clínica no bairro Novo Horizonte
- 16h53 – Ocorrência clínica no bairro Baú
- 17h03 – Queda no bairro Loanda
- 17h17 – Ocorrência clínica no bairro Loanda
- 17h47 – Ocorrência clínica no bairro Rosário
- 19h07 – Queda no bairro Sion
- 19h30 – Queda no bairro Loanda
- 20h00 – Acidente entre moto e carro no bairro Loanda
Conheça o SEVOR – Serviço Voluntário de Resgate
As constantes tragédias registradas na BR-381/262 foram um fator motivador para que um grupo de escoteiros de João Monlevade se mobilizasse com um propósito nobre: criar uma organização com a missão de salvar vidas. Sensibilizados com o sofrimento de vítimas de acidentes, esses voluntários fundaram o Serviço Voluntário de Resgate (SEVOR) em 4 de novembro de 2000.
O SEVOR é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, sem qualquer discriminação religiosa ou racial. Sua sede e foro estão localizados na cidade de João Monlevade, em Minas Gerais.
Missão e Objetivos
O principal objetivo do SEVOR é oferecer conforto e cuidados às vítimas de acidentes, atuando no atendimento pré-hospitalar com o intuito de amenizar e prevenir possíveis sequelas. Além disso, a organização realiza ações educativas por meio de palestras e reuniões, abordando temas como:
- Prevenção de acidentes
- Direção defensiva
- Primeiros socorros
- Promoção da cidadania
O SEVOR também busca incentivar outros setores da sociedade a se engajarem na nobre missão de salvar vidas.
Área de Atuação
João Monlevade, onde o SEVOR está sediado, fica a 110 km de Belo Horizonte e a 125 km de Ipatinga, sendo parte da microrregião do Médio Piracicaba. Essa região abrange aproximadamente 350 mil habitantes distribuídos em 16 municípios:
Itabira, Bela Vista de Minas, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Alvinópolis, Dom Silvério, Sem Peixe, São José do Goiabal, Dionísio e Rio Piracicaba.
Esses municípios integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (AMEPI), cuja sede também está localizada em João Monlevade.
As principais vias de acesso utilizadas nas operações são a BR-381, que liga São Paulo ao Espírito Santo, e a BR-262, que vai do Mato Grosso do Sul até o Espírito Santo. Ambas as rodovias são estratégicas para o escoamento da produção nacional e, infelizmente, também palco de diversos acidentes que demandam a atuação do SEVOR.



















