Créditos: Eugênio Sávio
Créditos: Eugênio Sávio

A UFMG e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN) anunciaram o lançamento de um edital de Contrato de Transferência de Tecnologia, voltado à exploração comercial de inovações na área de produção de grafeno, uma tecnologia totalmente nacional e única no país. A iniciativa, fundamentada na legislação vigente e nos princípios que regem as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) públicas, busca a seleção de empresa para exploração comercial das tecnologias para produção de grafeno, sem restrição de área geográfica, para a licitação e transferência de tecnologias de ponta, sem exclusividade.

objeto do edital inclui tecnologias desenvolvidas por pesquisadores dos Departamentos de Física e Ciência da Computação (DCC) da UFMG e do Serviço de Nanotecnologia do CDTN/CNEN, como um processo produtivo de grafeno de alta qualidade em escala industrial, com reprodutibilidade, baixo custo, reciclagem de resíduos e escalabilidade. Essa inovação permite a produção imediata de folhas de grafeno, com controle preciso de parâmetros e uma metodologia robusta de caracterização, além de um dispositivo de monitoramento baseado em espectroscopia Raman, que garante a qualidade do material durante a fabricação.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

Adicionalmente, uma das tecnologias trata de um sistema de caracterização de grafeno acessível via interface web, que possibilita análises detalhadas por técnicas como Raman, difração de raios X e microscopia de força atômica, facilitando a avaliação e o controle de qualidade do produto. Além disso, há um sistema de gestão de usuários, também acessível online, que permite o gerenciamento eficiente das operações na planta de produção, incluindo caracterizações, amostras, equipamentos e métodos utilizados.

É importante destacar que o processo de produção de grafeno que acessa essas tecnologias foi avaliado como TRL 8, ou seja, sistema totalmente completo, testado, qualificado e demonstrado. Isso significa que as fases de teste e demonstração foram concluídas com requisitos finais atendidos; a tecnologia provou funcionar em sua forma final e nas condições reais esperadas, e o desempenho foi validado e confirmado.

Além disso, a instituição pública ou privada que apresentar a melhor proposta na chamada, que tem prazo de entrega até o dia 30 de julho, poderá, a seu critério e mediante manifestação formal de interesse, acessar a Planta Piloto de Produção de Grafeno, ampliando ainda mais as possibilidades de desenvolvimento e implementação da tecnologia no mercado.

O lançamento do edital reforça o compromisso da UFMG e do CDTN/CNEN com a inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções que possam impulsionar a produção de grafeno no Brasil, ampliando as possibilidades de aplicação dessa matéria-prima em diversos setores industriais. As propostas serão avaliadas com base em critérios de elegibilidade e na vantagem oferecida pela tecnologia apresentada, promovendo uma parceria que visa beneficiar o interesse público e estimular o avanço científico e econômico no país.

O edital completo está disponibilizado no site da CTIT ou do GOV.BR.

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance