O Centro Comunitário Córrego Fundo, em Bela Vista de Minas, será palco da peça “Pru-ti-ti – Memórias de Estimação”, neste sábado, 5 de julho, às 10h. A montagem tem assinatura da Insensata Cia. de Teatro, fundada por atores formados pelo Teatro Universitário da UFMG. Com 50 minutos de duração e classificação livre, o espetáculo gratuito integra a temporada 2025 do programa Diversão em Cena, iniciativa da Fundação ArcelorMittal.
“Pru-ti-ti” é livremente inspirado na obra “O Menino e o Pinto do Menino”, do jornalista e escritor mineiro Wander Piroli, e propõe um encontro entre o universo das memórias e dos afetos. No palco, a dramaturgia aborda a jornada de Bumba, um garoto que, após adquirir um pintinho em troca de objetos, enfrenta desafios para levá-lo para casa.
Criado em 2017, o espetáculo faz parte da trilogia “Teatro Entre Infâncias”. Aqui, a obra de Piroli é ponto de partida para fomentar reflexões sobre a relação entre os seres humanos e os animais de estimação. A temática resulta em narrativas autobiográficas ricas em detalhes sensoriais e emocionais, como imagens, aromas, brincadeiras, apelidos e conflitos – os próprios atores e diretores compartilham com o público suas vivências pessoais, revivendo memórias relacionadas a seus pets.
Um dos atrativos da peça é a participação do público. Logo no início, o personagem Pipoqueiro convida os espectadores a compartilharem suas próprias lembranças relacionadas a bichos de estimação. Esses relatos são apresentados ao final, promovendo uma fusão entre a narrativa de Piroli, as recordações dos artistas e as experiências da plateia.
15 anos de Diversão em Cena
O programa Diversão em Cena foi criado há 15 anos pela Fundação ArcelorMittal para democratizar o acesso à cultura, por meio da oferta de apresentações gratuitas ou a preços populares. Desde então, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul.
“Em um país tão diverso como o Brasil, é essencial incentivar ações que aproximem as pessoas das expressões artísticas e promovam o diálogo entre diferentes tradições. Vai além do patrocínio: trata-se de garantir que a pluralidade cultural que nos define, une e transforma continue viva, acessível e valorizada por todos”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
Este espetáculo é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da ArcelorMittal, e apoio da Prefeitura Municipal de Bela Vista de Minas. A produção e realização são da Jataí Cultural e do Governo de Minas Gerais.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em www.famb.org.br.
Serviço
- O quê: “Pru-ti-ti– Memórias de Estimação”
- Quando: 5 de julho, sábado, às 10h
- Onde: Centro Comunitário de Córrego Fundo (rua Guiomar Quaresma, 854, Córrego Fundo, Bela Vista de Minas – MG)
- Apresentação gratuita
- Duração: 50 minutos
- Classificação: livre, recomendada a partir de 3 anos





















