Divulgação: Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo
Divulgação: Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, marcará presença na inauguração oficial do novo trevo da BR-381, considerada a maior intervenção viária já realizada em São Gonçalo do Rio Abaixo/MG. A solenidade será realizada nesta sexta-feira, dia 27, às 10h. A obra representa um importante avanço logístico e econômico para o município, reforçando seu potencial de atração de empresas e investimentos.


Informações completas

O município de São Gonçalo do Rio Abaixo, estrategicamente posicionado entre a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Vale do Aço – um dos arranjos industriais mais importantes de Minas Gerais, responsável por cerca de 38% do PIB do Estado (ano-base 2021, fonte: Fundação João Pinheiro) – inaugura a maior intervenção viária já realizada na cidade.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

As obras do trevo, localizado em uma das entradas do município, às margens da BR-381 – uma das principais rotas logísticas do Brasil – foram concluídas. O trecho facilitará o acesso para quem chega ao município pela rodovia, ampliando sua competitividade logística e industrial.

O investimento de R$ 50 milhões em recursos próprios transforma o novo trevo em um marco de infraestrutura viária para São Gonçalo do Rio Abaixo.

A obra reúne 1,4 km de pista duplicada, garantindo fluidez e segurança no tráfego, além de estabelecer conexão direta com as três principais áreas industriais do município. Isso representa um fator crucial para a atração de novos empreendimentos e ainda proporciona alívio no fluxo de veículos no Centro Histórico, colaborando para a preservação da mobilidade urbana e do patrimônio local.

A cerimônia de inauguração está marcada para o dia 27 de junho e contará com a presença do ministro Alexandre Silveira de Oliveira.

O projeto inclui ainda iluminação em LED, rotatórias modernas e um túnel, formando uma estrutura com foco em eficiência, sustentabilidade e visão estratégica.

Segundo o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, a entrega das obras à população contribuirá para consolidar São Gonçalo do Rio Abaixo como um ponto de conexão e oportunidades, impulsionando o desenvolvimento econômico local:

“Esse avanço reduz custos logísticos e eleva a competitividade regional, tornando o município ainda mais atrativo como destino para novos investimentos e negócios”, comemora o prefeito.


Contrato de concessão da BR-381

Somando-se à entrega do trevo, a assinatura do contrato de concessão da BR-381, realizada neste ano pelo Governo Federal, representa um importante reforço para o desenvolvimento econômico das cidades da região. O trecho concedido abrange 303,4 km de extensão, ligando Belo Horizonte a Governador Valadares, e é fundamental para o escoamento da produção, conectando Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.


Outras vantagens competitivas locais

Desde a instalação da Mina Brucutu – um dos maiores complexos de extração e beneficiamento de minério de ferro do mundo, operado pela Vale – São Gonçalo do Rio Abaixo vem se preparando para expandir sua vocação econômica além da mineração.

O município busca consolidar-se como polo industrial diversificado, desenvolvendo um conjunto robusto de leis de incentivo a investimentos e lançando o programa Prospera+ – Programa de Diversificação Econômica.

O Prospera+ reúne políticas públicas voltadas à atração de novos empreendimentos, como:

  • Concessão de benefícios fiscais e cessão de áreas;
  • Fundo de Equalização de Juros (administrado pelo SICOOB);
  • Programa Permanente de Obras Públicas para melhoria da mobilidade urbana e rodoviária;
  • Licenciamento ambiental facilitado para empreendimentos até classe 4;
  • Parcerias estratégicas para qualificação da mão de obra local;
  • Imóveis e áreas destinados à implantação de negócios.

O município já conta com os Distritos Industriais 1 e 2 consolidados, com aproximadamente 820 mil m², além do novo Distrito Industrial 3, às margens da BR-381, com áreas de 436.111 m², e o Distrito Industrial 4, que está em fase de projeto.

“Com essas ações, o município reafirma seu compromisso de ampliar as oportunidades de investimento e estimular a chegada de novos negócios que fortaleçam e diversifiquem sua matriz econômica”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Duarte de Alvarenga Quintão.

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance