A Prefeitura de Itabira anunciou nesta terça-feira (24/06) o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal que propõe a redução de 15% nos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e cargos comissionados. A medida, segundo a administração, faz parte de um pacote de ajustes financeiros para adequar o orçamento à nova realidade de arrecadação do município em 2025.
O prefeito Marco Antônio Lage gravou um pronunciamento oficial explicando a decisão. Segundo ele, além de buscar parcerias e eficiência financeira com entidades financiadas pelo município, a própria administração também está promovendo cortes internos.
— Estamos cortando na carne dentro da Prefeitura. Encaminhamos à Câmara de Vereadores um projeto de lei que determina o corte de 15% do salário do prefeito, do vice-prefeito, de todos os secretários e dos cargos comissionados. A redução inclui também os presidentes do SAAE, Itaurb, ItabiraPrev, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e todos os comissionados dessas instituições, disse o prefeito.
Serviços essenciais garantidos
O chefe do Executivo municipal assegurou que, mesmo com a redução de despesas, nenhum serviço essencial será interrompido. Estão mantidos os investimentos em áreas como saúde, educação, limpeza urbana, esporte, lazer, assistência social e todas as obras que estão em andamento na cidade.
— Nenhuma obra vai parar. Eu sigo trabalhando, mantendo o diálogo direto e transparente com a população. Todas as nossas ações são pautadas na responsabilidade com o dinheiro público e com uma gestão correta e eficiente, garantiu o prefeito.
Segundo Marco Antônio Lage, este é o segundo pacote de medidas de contenção adotado pela gestão em 2025, com o objetivo de garantir a saúde financeira da Prefeitura e assegurar que os recursos continuem sendo aplicados nas áreas de maior necessidade da população.




















