A população de Itabira terá, nesta quarta-feira (23), uma oportunidade importante para treinar medidas de segurança em situações de emergência envolvendo barragens. A Defesa Civil Municipal, com apoio da mineradora Vale, promoverá um simulado prático de emergência às 15h, voltado para os moradores, trabalhadores e transeuntes da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal.
Durante a ação, haverá interdições no trânsito de veículos em alguns pontos da cidade. A lista completa de locais pode ser conferida no site oficial da Vale: vale.com/pt/esg/paebm.
De acordo com a organização, não houve alteração nos níveis de segurança das barragens. O exercício é preventivo e atende aos requisitos legais do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), com o objetivo de reforçar a cultura de prevenção e preparar a população para uma eventual situação real.
Simulado com toque de sirenes e rotas de fuga
Durante o simulado, será emitido um alerta sonoro real por meio de sirenes. Antes do toque, uma mensagem informará que se trata de um treinamento. Ao ouvir o som, os participantes deverão seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, previamente sinalizado como local seguro.
A participação no simulado é facultativa, mas considerada uma importante ação educativa. Além de orientar os moradores, o exercício também permite que órgãos públicos avaliem a eficácia do sistema de alerta e da sinalização de emergência.
O que é a Zona de Autossalvamento (ZAS)?
A ZAS compreende as áreas onde não há tempo hábil para a chegada de equipes de resgate em caso de rompimento de barragens. Ela é definida por dois critérios: um raio de 10 quilômetros a partir da estrutura ou a distância percorrida pela onda de inundação em 30 minutos, considerando o pior cenário possível.
#segurança em barragens




















