Créditos / Divulgação: Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo

A Secretaria de Educação de São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou o ano com diversas ações voltadas para a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, visando à manutenção ou elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2025, que atualmente é de 7,2 — bem acima da média nacional. Entre as iniciativas, destacam-se a capacitação de servidores de todos os setores, avaliações contínuas de aprendizagem e investimentos em infraestrutura, fatores essenciais para os resultados educacionais. 

No período, a secretaria promoveu formações como:  O Programa Renalfa, o curso Adolescências Plurais nas Políticas Públicas, orientações sobre o Parecer nº 50, que regulamenta a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), capacitação para monitoras. Além disso, os professores regentes da rede municipal participaram de uma formação ministrada pela UFMG, com foco em Educação Especial. 

Publicidade

Uso Responsável da Tecnologia 

A secretaria também realizou um encontro com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura para orientar educadores sobre o uso responsável das redes sociais e ferramentas digitais em órgãos públicos. Como parte dessa normatização, foi criado o Plano de Segurança da Informação (PSI), que estabelece diretrizes para o uso de plataformas como WhatsApp, YouTube e jogos online, como Roblox. 

Educação Afro-Indígena e Equidade 

Os educadores participaram da formação “Oriá”, com temática afro-indígena, que culminará em uma exposição em maio. A iniciativa alinha-se à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), que visa implementar ações educacionais para superar desigualdades étnico-raciais e combater o racismo no ambiente escolar. Como parte desse compromisso, a rede integrou o Selo Petronilha e ofereceu cursos relacionados ao tema. 

Incentivo à Continuidade dos Estudos 

São Gonçalo do Rio Abaixo incentiva a permanência dos alunos na escola por meio da distribuição de kits escolares, uniformes e aulas de natação. Para aqueles que buscam avançar nos estudos, o município oferece o Auxílio Estudantil (composto pela Bolsa Estudantil, Auxílio Transporte e Bolsa Inteligente), beneficiando cerca de 568 estudantes. 

Melhoria contínua na infraestrutura

O primeiro trimestre também foi um momento de investimentos em infraestrutura de algumas escolas. A unidade da localidade do Una foi reformada e o piso das salas de aula do segundo andar do Cesgra também passam por melhorias. Os alunos da localidade de Pacas também contarão em breve com as novas estruturas da escola, com obras em pleno vapor.