Na manhã desta terça-feira por volta das 09h30min, O CONSEP-1 promoveu, na Sede da 17ª Cia PM Ind, uma reunião com os Órgãos Públicos que integram o Sistema de Defesa Social.
Doravante, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros de João Monlevade, Defesa Civil Municipal, Secretaria do Meio Ambiente Municipal, além da Polícia Militar, todos passam a integrar o Projeto Vigilância Colaborativa, sistema que utiliza câmeras.

A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre os Órgãos Sistema Defesa Social, a Empresa Cidade Mais Segura e a participação do Setor Público e Privado.
Os assuntos abordados tiveram foco em detalhes técnicos do Projeto Vigilância Colaborativa, como a operacionalização do Sistema, utilização de dados para ações estratégicas e uso eficiente da tecnologia em prol da Segurança Pública, Meio Ambiente e Defesa Civil.
O Projeto inclui o Monitoramento com Reconhecimento facial e de placas veiculares para identificação em tempo real, Central de controle integrada com acesso simultâneo, Monitoramento ambiental, com foco na identificação de queimadas e descartes irregulares, Cobertura estratégica, garantindo segurança em áreas de grande circulação.

Participaram da reunião: Cap Marlon (Sub Cmt da Unidade), Ten Daniel Andrade, Integrantes do CONSEP-1, (Presidente Hamilton, Nádia, José da Conceição, Marcelo Mourah e Iara), Sr. Edemir – Coordenador da Defesa Civil Municipal, Ten Calais – Comandante do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, Sr. Felipe – o Técnico da Empresa Cidade Mais Segura, Dr. Bernardo, Delegado Regional, Dr. Breno Delegado de Nova Era, Dr. Lucas, Delegado de Alvinópolis e os Investigadores Ana Clara, Vivianne, Rodrigo, Welington e Wesley, e o Sr. Ari, representante da Secretaria do Meio Ambiente.
Com a união entre o Poder Público, População e Setor Privado, o Projeto Vigilância Colaborativa tem trazido inúmeros benefícios, destacando-se a Redução da criminalidade, a rapidez na resposta e melhoria na qualidade de vida, agregando esforços para promover a eficiência na proteção da população.
Policia Militar de Minas Gerais – Rumo aos 250 anos