A Prefeitura de Itabira e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) assinaram, nesta terça-feira (21), um Protocolo de Intenções para potencializar o desenvolvimento do campus de Itabira. O documento elenca cinco ações de curto prazo que abrangem desde o avanço físico até a concepção de projetos de pesquisa e inovação.
O protocolo foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage e pelo novo reitor da Unifei, Marcel Fernando da Costa Parentoni, que realizou sua primeira visita ao chefe do Executivo. Estiveram presentes no ato os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Guerra, e de Obras e Zeladoria Urbana, Marinésia Makatsuru, além do professor Fabrício Vieira de Andrade e do secretário-executivo do Itabira Sustentável, José Maciel Paiva.
Prefeito e reitor trataram a assinatura como um “realinhamento de expectativas”, visando potencializar os resultados da parceria entre município e universidade. O protocolo é fundamentado em três premissas principais: ampliar o número de alunos na Unifei, desenvolver fisicamente o campus e fortalecer o seu papel no Programa Itabira Sustentável.
Cinco ações prioritárias descritas no protocolo:
- Iniciar discussões em alto nível com o Ministério de Educação (MEC), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Governo de Minas Gerais para definir estratégias de desenvolvimento do campus.
- Definir estratégias de ocupação para os novos prédios em construção, com ênfase na pós-graduação, pesquisa e inovação, considerando as vocações econômicas da região do Médio Piracicaba, bem como na expansão das atividades de graduação.
- Rever o escopo, metas e gestão dos convênios já estabelecidos entre a Prefeitura de Itabira e a Unifei.
- Apresentar ao MCTI um projeto para criação de um Centro da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na Unifei Itabira, com foco em escalonamento de tecnologias voltadas para valorização de rejeitos de mineração, materiais avançados para produção limpa de energia e remediação ambiental, em alinhamento com as metas do Programa Itabira Sustentável.
- Elaborar um estudo de viabilidade para criação de moradias estudantis no município de Itabira, além de estratégias para fixação estudantil.
Visita às obras
Após a assinatura, o prefeito, o reitor e os secretários visitaram as obras dos prédios 4, 5 e 6 da Unifei, que estão em fase de acabamento. Marco Antônio Lage destacou que a Prefeitura já investiu cerca de R$ 70 milhões nas obras e que as negociações com a Vale para repactuação dos valores acordados em 2019 estão avançadas.
“Temos a Unifei como muito importante para o presente e para o futuro de Itabira. Por isso, temos conversado tanto com a Vale para avançarmos ainda mais no aspecto físico e, paralelamente, dialogando com a reitoria para darmos um novo sentido à universidade. É fundamental essa aproximação com o novo reitor, e fiquei extremamente feliz por ele compartilhar pensamentos semelhantes ao da nossa gestão. Estou certo de que serão anos de desenvolvimento para a Unifei e para Itabira”, destacou o prefeito Marco Antônio Lage.