A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciou, na última segunda-feira (23/12), uma operação preventiva de trânsito para combater a direção perigosa, as manobras arriscadas com motocicletas e a perturbação do sossego.
A iniciativa será realizada em todo o estado e deve se estender até o Ano Novo, com foco nos chamados “rolezinhos do grau”. A ação tem como objetivo coibir práticas como empinar motocicletas, realizar manobras perigosas em vias públicas e promover eventos clandestinos que reúnem motociclistas em locais inadequados, causando riscos para os participantes e para a população.
Além disso, as operações visam inibir o uso de motos com escapamentos irregulares, que geram ruídos excessivos e incomodam a população. Nas 24 cidades que compõem o 62º Batalhão de Polícia Militar, as ações ocorrerão em vias estratégicas previamente mapeadas por apresentarem maior incidência dessas infrações.
Barreiras de fiscalização e blitzes serão intensificadas, com o apoio de equipes especializadas e uso de tecnologia para identificar veículos irregulares. Além do trabalho ostensivo, a operação também tem caráter educativo. Condutores em situação irregular ou praticando direção perigosa poderão ser multados, ter os veículos apreendidos e, em casos mais graves, responder criminalmente.
O objetivo é garantir a segurança nas vias públicas e proporcionar tranquilidade à população durante as festas de fim de ano.
Assessoria de Comunicação Organizacional do 62 BPM