Neste sábado (07/12)por volta das 18:31h na avenida Pedro Givisiez, 70, no bairro Givisiez, em Divino-MG, de acordo com o histórico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado via telefone de emergência 193 para atender a uma ocorrência de incêndio em uma edificação comercial.
Ao chegarem ao endereço citado, os militares verificaram que se tratava de uma edificação de dois pavimentos (térreo e primeiro pavimento), com área total aproximada de 700 m², sendo 350 m² por pavimento.
Durante o deslocamento, fomos informados de que um militar do CBMMG, que estava de folga no local, realizava o primeiro combate ao incêndio com o apoio de um caminhão-pipa da Prefeitura Municipal e de voluntários. A equipe estabeleceu contato telefônico com o militar, que detalhou a situação e recebeu orientações para conduzir os atendimentos iniciais.
Ao chegarem ao local, os militares constataram que o incêndio estava confinado ao pavimento superior, com diversos focos de chamas, ambiente tomado por gases combustíveis e temperaturas extremamente elevadas. Durante o deslocamento da guarnição, o militar de folga e os voluntários conseguiram evitar a propagação das chamas para o pavimento térreo.
Com a chegada da guarnição e o uso de equipamentos específicos, foi montado o sistema de combate a incêndio, e a equipe adentrou na edificação. Os principais focos foram identificados e o combate direto foi realizado com êxito, extinguindo completamente o incêndio. Em seguida, foi realizado o rescaldo, eliminando qualquer possibilidade de reignição.
Após o rescaldo, a guarnição realizou uma vistoria na edificação e observou fissuras na laje do pavimento superior. As colunas e vigas aparentavam estar sem danos estruturais visíveis. Foi orientada a responsável pela edificação a manter o local fechado e isolado até a realização de uma avaliação técnica por engenheiro da Defesa Civil.
A guarnição entrou em contato com a perícia técnica, que informou que compareceria ao local no dia seguinte, após a dispersão dos gases combustíveis e a redução da temperatura, para realizar os trabalhos de investigação.
Ocorrência finalizada sem vítimas. Não se sabe as causas do incêndio.