A Prefeitura de Itabira precisou substituir, nesta quinta-feira, 21 de novembro, uma das câmeras do Programa Itabira Segura e Conectada. O equipamento, instalado na esquina entre as ruas José de Alencar e Galileia, no bairro Bethânia, foi danificado por um homem na tarde dessa quarta-feira. O envolvido, de 28 anos, foi preso instantes depois.
Todo o movimento foi filmado pelo próprio equipamento e por populares. As imagens mostram o homem se aproximando da câmera com o rosto escondido por uma camisa. Ele escora uma escada no poste, sobe e desfere golpes no equipamento, que fica dependurado. Apesar de tentar se esconder, a gravação mostra nitidamente o rosto do envolvido.
As imagens das câmeras são transmitidas em tempo real para a central de operações do 26º Batalhão da Polícia Militar. De imediato, uma equipe que estava naquela região foi acionada e os PMs chegaram ao local em cerca de três minutos. O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.
O equipamento foi substituído pela Prefeitura logo nesta manhã de quinta-feira e funciona normalmente.
Itabira Segura e Conectada
O Programa Itabira Segura e Conectada é a maior ação de segurança pública já executada pela Prefeitura de Itabira. Atualmente, 101 câmeras já estão em funcionamento por toda cidade, sem contar os equipamentos que estão instalados em unidades e espaços do município. As imagens são transferidas em tempo real para a central coordenada pelo município e para a central de operações da PM.
Vale lembrar que a depredação, destruição ou inutilização de equipamentos públicos é crime previsto no Código Penal, com pena que pode variar de multa a três anos de prisão.