Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito que apurou o crime de estupro de vulnerável cometido contra uma adolescente, de 12 anos, em Peçanha, no Vale do Rio Doce. O suspeito, um homem, de 35 anos, é pai da vítima. Ele foi indiciado e detido nessa quarta-feira (13/11), em cumprimento de mandado de prisão preventiva.

As investigações tiveram início em maio deste ano, após a mãe da vítima procurar a Delegacia de Polícia Civil em Peçanha para solicitar medidas protetivas em favor dela e da filha, apontando o investigado como autor dos abusos. Diante da gravidade dos fatos, os policiais iniciaram imediatamente as apurações e coletas de indícios.

Conforme apurado, os abusos ocorriam durante as visitas regulamentadas do pai à criança, previstas no direito de convivência familiar. As investigações apontaram que os crimes foram praticados em, no mínimo, quatro ocasiões.

Toda a rede de proteção à criança e ao adolescente foi acionada para garantir o suporte necessário à vítima, que foi ouvida em regime de escuta protegida, oportunidade em que detalhou os abusos sofridos. Profissionais da área de saúde também prestaram depoimentos que contribuíram de forma significativa para os esclarecimentos dos fatos.

Após os levantamentos, a PCMG representou pela prisão preventiva do suspeito, medida que foi deferida pela Justiça e cumprida na tarde de ontem (13/11), com encaminhamento do investigado ao sistema prisional.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Marceleandro Clementino da Silva, a vítima está sendo acompanhada por profissionais de psicologia e recebendo atendimento especializado.

“Esta é a segunda prisão relacionada a crimes sexuais contra crianças registrada em Peçanha em menos de dez dias. É muito importante que a comunidade denuncie à Polícia Civil casos de violência contra crianças”, afirmou Marceleandro.