Na manhã desta sexta-feira (08/11) por volta das 9hrs, militares do 7° Batalhão de Bombeiros Militar de Montes Claros foram acionados para atender uma ocorrência inusitada envolvendo um animal silvestre. Os bombeiros receberam um chamado através do número de emergência 193, que relatava uma onça no alto de uma árvore, no quintal de uma residência, no bairro Jardim Liberdade.
Ao chegarem ao local, as equipes de resgate constataram que o animal não se tratava de uma onça, mas sim de uma jaguatirica, espécie endêmica da região. A felina estava no topo de um pé de manga, a cerca de 10 metros de altura, aparentemente acuada pela presença de dois cães domésticos da solicitante.
A situação chamou a atenção da PM Ambiental e do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), que rapidamente enviaram uma médica veterinária para avaliar o comportamento do animal e auxiliar na abordagem. De acordo com a veterinária, a jaguatirica estava no seu habitat natural e, apesar de estar assustado pela movimentação, não apresentava comportamentos agressivos. A especialista ainda informou que o animal provavelmente desceria da árvore durante a noite, quando o ambiente estivesse mais tranquilo.
A equipe técnica alertou que não seria recomendado o uso de tranquilizantes, devido ao risco de a queda do animal, com o dardo aplicado, causar ferimentos graves. Diante do cenário, a orientação foi para que a residência permanecesse fechada, garantindo a segurança dos moradores e animais domésticos, até que o felino se sentisse seguro para descer da árvore por conta própria.
O Corpo de Bombeiros, em conjunto com a PM Ambiental e o CETAS, seguiram monitorando a situação, aguardando que o animal voltasse ao seu habitat de forma segura. A solicitação da moradora foi para que, caso o comportamento da jaguatirica mudasse, o Corpo de Bombeiros fosse acionado novamente para realizar uma nova avaliação da situação.