A Prefeitura de João Monlevade deu início nessa segunda-feira (4) à Campanha de Multivacinação 2024 para a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
O objetivo da campanha, promovida em todo o estado de Minas Gerais, é ampliar a cobertura vacinal e garantir proteção para essa faixa etária contra doenças imunopreveníveis.
A aplicação dos imunizantes estará sendo realizada de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h nas unidades básicas de saúde (UBS) do Laranjeiras, Santo Hipólito, Padre Hildebrando (Vila Tanque), Monlevade Centro (Centro Industrial), Industrial, Cidade Nova e Dr. José Nelson Fagundes (Novo Cruzeiro). Na Policlínica (Belmonte), das 7h30 às 17h, sem intervalo para o almoço, no Posto de Saúde do bairro Nova Esperança, às segundas e quintas-feiras, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h. Já no Centro Social Urbano (CSU Loanda), serão aplicadas todos os dias, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Serão disponibilizadas diversas vacinas para o público, como rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, papilomavírus humano (HPV), pentavalente, febre amarela, tríplice viral e gripe.
O Dia D está marcado para 23 de novembro e em breve serão divulgados os locais de vacinação. todas as UBSs, de 7h as 17h.
Documentação para vacinação
As doses das vacinas serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente, portanto, é necessário que os pais ou responsáveis das crianças estejam presentes e levem a Caderneta de Vacinação para que seja conferida e atualizada. Não é necessária a presença dos pais ou responsáveis dos adolescentes.
Treinamento para enfermeiras
A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, através da Vigilância em Saúde (Visa), realizou nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6) treinamentos direcionados a enfermeiras e técnicas de Enfermagem da Sala de Vacinas sobre a próxima Campanha de Multivacinação.
O treinamento foi ministrado pela enfermeira responsável técnica da Vigilância Epidemiológica, Mara Geralda Gomes Souza, teve carga horária de quatro horas e contou com quatro turmas de profissionais.
A ação foi realizada no Plenário Leonardo Diniz Dias (Plenarinho), na BH Câmara Municipal e, na ocasião, os profissionais receberam diversas orientações e informações acerca da Campanha.